Lixo, mato alto e falta de abrigo no ponto de ônibus são reclamações frequentes feitas pelos moradores da avenida Rio de Janeiro, na região de mesmo nome. Segundo comerciantes da região, há cerca de 6 meses não há manutenção das calçadas.
Eliene Soares de Jesus, de 30 anos, moradora do bairro conta que o lixo atrapalha a passagem dos pedestres e incomoda quem precisa esperar pelo ônibus no local. “Boa parte do trajeto nós temos que fazer na rua para desviar do lixo e do mato”, contou.
Outro problema apontado pela moradora é a falta de abrigo para esperar pelo ônibus. “Na parte da tarde ficamos aqui no sol, às vezes o calor é tão grande que esperamos o ônibus do outro lado da rua e atravessamos quando vemos ele chegando. Em dia de chuva é a mesma coisa, porque só tem cobertura do outro lado da rua”, explicou.
Um comerciante que não quis se identificar disse que há cerca de 6 meses não vê limpeza no local. “Nós até conseguimos ver quem está jogando o lixo, mas o que nós vamos fazer? Eu tenho medo de falar alguma coisa e acabar arrumando uma briga”, explicou.
Na calçada, existe um muro, na altura do número 981, onde a parede cedeu. No local há entulhos, móveis e lixo doméstico. Apesar das imagens registradas por nossa equipe, a Proguaru informou que realizou serviços de capina e retirada de entulho, em toda a avenida, na última semana (entre os dias 22 e 24 de abril). Diante desta nova solicitação, as equipes realizarão vistoria técnica no local até o final desta semana para identificar o tipo de material disposto irregularmente e programar uma nova limpeza.
Para solicitação de retirada de entulho em vias públicas, o munícipe deve ligar para o telefone 2475-9000
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou que está acompanhando o caso. Uma equipe de fiscalização será enviada ao local para avaliar a situação e tomar as sanções administrativas cabíveis, entre elas notificação e multa.
A Secretaria de Transportes e Trânsito vai vistoriar o local verificando a possibilidade técnica para implantação de um ponto de ônibus tão logo seja feita a limpeza pelos órgãos responsáveis.