Há tempos que o Horóscopo Chinês caiu nas graças dos orientais. Diferente do zoodíaco astral, dividido em meses, o oriental traz doze animais que caracterizam cada signo, que rege um ano inteiro. rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e javali governam um ano inteiro trazendo profundas influências na nossa natureza.
Desde 14 de fevereiro deste ano, o mundo está sob a influência do tigre, que só vai embora no próximo 3 de fevereiro de 2011, quando dará lugar ao coelho. Seguindo as características do animal, o ano que se finda é muito veloz. Impulsivo, o tigre fez todos saírem da zona de conforto agitando as pessoas tanto no aspecto profissional quanto emocional e pessoal. Desta forma, grandes conflitos, quando – mais do que nunca – o equilíbrio foi necessário para evitar qualquer forma destruidora.
Já com a chegada do ano do coelho, espera-se um período muito mais calmo e tranquilo.
O que impera é a diplomacia do pequeno animal. Na história, vários exemplos de diplomacia. Foi em anos do coelho que a Guerra do Vietnã chegou ao fim com a retirada das tropas norte americanas daquele país. Também em um período regido pelo coelho, a Bolívia restabeleceu relações com o Chile após 13 anos de rompimento.
Desta forma, é natural que as pessoas estejam mais dispostas a dialogar. Valerá muito saber usar o poder de persuasão. Talvez o melhor exemplo desta característica seja o famoso coelho Pernalonga, personagem Looney Tunes. Com um jeito “fácil” e matreiro, ele atinge os objetivos, sem muito esforço, apenas com seu poder de persuasão.
Também costuma ser um ano onde o ser humano busca muito o intelecto e a cultura, busca por estudos e mais informações.
Enfim, a família, os amigos, o lazer e a cultura estarão em evidência.
Julio Ganiko é massoterapeuta e especialista em terapias orientais
www.spajulioganiko.com.br