Clima

Calor retorna em Guarulhos a partir desta quinta, com temperaturas acima de 30°C

A passagem de uma frente fria pelo litoral provocou muita chuva e baixou as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do país desde a última sexta-feira (8). No entanto, o clima fresco vai chegar ao fim na próxima quinta-feira (14), quando as temperaturas voltam a subir em Guarulhos, podendo alcançar os 33°.

Com o fim da precipitação, o Sol volta a aparecer mais forte, elevando novamente as temperaturas não apenas no município, mas na maior parte do país. Apesar de a MetSul Meteorologia e o Climatempo preverem que é uma nova onda de calor chegando, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o órgão oficial de previsão do tempo do país, pede cautela e não fala em onda.

Pelas normas do instituto, para ser uma onda de calor, a temperatura precisa ficar 5°C acima da média por mais de três dias e em uma grande área do território nacional, como as de setembro e de novembro, nas quais o calor atingiu as regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte do Norte e Nordeste.

“Deve aquecer? Deve. Mas onda de calor tem critérios. É preciso estar 5°C graus acima da média por mais de três dias, que será alerta amarelo, depois de cinco dias será laranja, e depois vermelho. Não só nesses valores de dias consecutivos, mas também em área. Se a cidade de São Paulo está 5°C acima da média mas as do entorno não estão, então não é onda de calor”, explica Olivo Bahia, meteorologista do Inmet.

Posso ajudar?