Cidades

Câmara abre caminho para nova licitação de perueiros

Condutores não precisarão mais se filiar a cooperativas para trabalhar

Os perueiros não precisarão mais ser vinculados a cooperativas para prosseguir no sistema de transportes de Guarulhos. A mudança foi aprovada ontem na Câmara Municipal, após o prefeito Sebastião Almeida (PT) enviar projeto de lei com urgência. A obrigação de ficar em cooperativas era um dos itens que garantia as liminares dos perueiros prejudicados com a licitação e que utilizam vans.

Em agosto a Prefeitura de Guarulhos publicará um edital de licitação para os perueiros. No último certame, cancelado pela Justiça, 301 perueiros foram selecionados para permancer no sistema com os microonibus. Segundo o presidente do sindicato dos perueiros, Cícero Mossoró, a categoria quer a abertura de 400 vagas. "Sem as cooperativas podemos organizar todos no sindicato. Podemos também utilizar ônibus grandes iguais os das empresas", diz.

Em 20 de maio o HOJE revelou que a Prefeitura tinha interesse de enviar projeto à Câmara alterando a legislação para licitar novamente os perueiros. De acordo com o líder do Governo no Legislativo, vereador José Luiz (PT), a mudança na lei se adequa aos pedidos da Justiça.

Posso ajudar?