A Câmara Municipal contratou a empresa Perifor Análises e Pesquisas Forenses Ltda, do perito criminal Osvaldo Negrini Neto, para realizar a análise dos arquivos de áudio que embasaram a abertura da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga denúncia contra o vice-prefeito Alexandre Zeitune (Rede).
A decisão foi assinada há poucos minutos, nesta quarta-feira, 14/03, pelo presidente do Legislativo, vereador Eduardo Soltur (PSD). O pendrive com os arquivos foi entregue ao perito no início desta tarde.
Osvaldo Negrini tem experiência na área. Trabalhou na Polícia Civil entre 1974 e 2010. Hoje está aposentado e administra a Perifor, fundada em 2016 e localizada no bairro do Pacaembu, na Capital. Ficou famoso por ter sido um dos peritos a entrar na antiga Casa de Detenção, na zona norte de São Paulo, logo após o caso conhecido como “Massacre do Carandiru”.
Negrini foi testemunha no julgamento dos policiais envolvidos no caso. Tem doutorado em Ciências e mestrado em Física, ambos pela USP, foi professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo e perito criminal e diretor do Instituto de Criminalística de São Paulo.
Segundo a Comissão Permanente de Licitações e Compras (CPLC) da Câmara, o Legislativo acionou a Ordem dos Peritos do Brasil assim que os membros da CEI decidiram enviar os arquivos para análise. Conforme o GuarulhosWeb apurou, por ser a primeira vez que a Câmara se depara com esse tipo de situação, a CPLC procurou saber com especialistas qual era o caminho mais correto e confiável a seguir. E, com base na orientação, foi aberta a cotação e selecionou-se a empresa que não apresentou qualquer restrição fiscal ou jurídica e que ofereceu o serviço pelo menor preço.
Ainda segundo a apuração do GuarulhosWeb, dependendo do grau de dificuldade da análise – que leva em conta a qualidade das gravações – o laudo pode ficar pronto em até 30 dias.