Política

Câmara de Guarulhos inicia programa de coleta seletiva de resíduos

Grupo de trabalho Reciclação lançou o programa no Plenário no último dia 3
O Reciclação, programa de coleta seletiva de resíduos da Câmara de Guarulhos, foi lançado oficialmente no último dia 3 no Plenário da Casa. O grupo de trabalho, formado por dez servidores de diferentes departamentos, apresentou as propostas e os resultados dos primeiros dias de execução do programa.

 

         O Reciclação propõe aos servidores da Câmara de Guarulhos a separação de resíduos recicláveis do rejeito. Dessa forma, parte do lixo que seria destinado ao aterro da cidade, passa a ser encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Guarulhos, a CoopReciclável. “A Câmara reduz o lixo enviado para o aterro, que já está chegando ao limite de capacidade, e ainda contribui para a geração de renda dos catadores da cooperativa”, ressaltou a jornalista Renata Moreira, servidora da Casa e membro do grupo de trabalho. 



         Nos primeiros dias de implantação do programa, entre os dias 10 de março a 02 de abril, a Câmara encaminhou para a CoopRecilável um volume referente a 60 sacos de 100 litros de resíduos recicláveis. O programa pode ser implantado graças à parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e com a própria cooperativa, responsável pela retirada dos resíduos da Câmara, uma vez por semana, às quartas-feiras.  

             O programa foi instituído por um Ato da Mesa Diretora. Desde outubro de 2013, o Reciclação vem sendo planejado e a partir de março deste ano começou a ser executado nos departamentos da Câmara de Guarulhos.   

         O grupo de trabalho já realizou a sensibilização de cerca de 90% dos servidores da área administrativa. Os assessores dos vereadores também foram informados da logística da coleta nos gabinetes e a ideia é que cada servidor seja um multiplicador de ações dessa natureza, que contribuem de maneira simples para o futuro do meio ambiente.
 

 

Posso ajudar?