Política

Câmara de Guarulhos tem previsão orçamentária de R$ 84 milhões em 2014

O Legislativo encerrou as audiências públicas para discussão do Plano Plurianual e Lei Orçamentária.
A Câmara Municipal de Guarulhos encerrou nesta segunda-feira (18) as audiências públicas referentes ao Plano Plurianual 2014-2017 e Lei Orçamentária Anual de 2014. O Legislativo foi o último órgão a apresentar suas propostas e a previsão orçamentária, que será de R$ 84 milhões para o próximo ano.

O secretário de Administração e Finanças, José Alexandre, e o secretário de Assuntos Institucionais do Legislativo, Sérgio Deboni, destacaram as prioridades para 2014 e esclareceram dúvidas dos parlamentares e munícipes. “Cerca de 70% do orçamento da Câmara será destinado para folha de pagamento. Os demais recursos serão para aluguéis, contratos, obrigações e manutenção”, informou o secretário de Administração e Finanças.

Questionado pelos vereadores sobre quais seriam os investimentos em informatização da Casa, o secretário Sérgio Deboni ressaltou que está previsto a melhoria na rede de internet, com a instalação de fibra ótica, modernização do sistema dos terminais de votação e atualização do painel do Plenário e outras ações a fim de garantir modernização no Poder Legislativo.

Segundo Deboni, o investimento em informatização também servirá para reduzir o uso de papel da Casa, a partir de um sistema de digitalização dos expedientes administrativos, que terão certificação digital.  A partir do próximo ano, os documentos da Casa serão digitalizados com a finalidade de possibilitar consulta pública. Além disso, já foi licitado um novo software, que está em fase de implantação e treinamento para dar agilidade à informatização.

O Legislativo também investirá em Comunicação. “Vamos ampliar a produção da TV Câmara Guarulhos, implantar rádio e informativo impresso mensal”, afirmou o secretário de Assuntos Institucionais.

Balanço

Durante a última audiência pública, os vereadores aproveitaram para fazer um balanço sobre as atividades realizadas desde o último dia 05 de novembro. “Foi um debate produtivo em que a gente decide o futuro da cidade”, ressaltou o vereador Guti (PV).

O vereador Professor Samuel Vasconcelos (PT) afirmou que o Legislativo cumpriu a programação com responsabilidade, sem adiar audiências para dias seguintes. Geraldo Celestino (PSDB) disse que o próximo passo será discutir as emendas e lamentou pela baixa participação dos munícipes. 

 

Posso ajudar?