Fundado em fevereiro de 1964 como Associação Desportiva Vila das Palmeiras, à AD Guarulhos recebeu na última terça-feira, 18, homenagem da Câmara Municipal pelos seus 50 anos de existência. No entanto, o selecionado guarulhense disputa competições profissionais há apenas 20 anos.
Entretanto, a maior conquista do Índio se restringe ao vice-campeonato Paulista da antiga Série B B1B em 1994. Na atualidade, o antigo Vila das Palmeiras integra a Segunda Divisão do Futebol Paulista, que representa o 4º nível de disputa, e nesta temporada não ultrapassou a 1ª fase da competição.
Ao longo de seus 50 anos de existência, o clube não resistiu a modernidade e chegou a trocar o tradicional verde e branco, pelo azul, branco e vermelho que remetem as cores da bandeira de Guarulhos. Contudo, a história do clube causa controvérsias. Mas, relatos afirmam que durante o período de 8 anos desde a sua fundação não existiam documentos que comprovassem a sua existência como agremiação esportiva.
“Ao longo dos seus 50 anos, o clube tem levado o nome e representado a cidade de Guarulhos com grande destaque e dignidade nas principais competições de Futsal e Futebol de Campo. Os fundadores, ex-atletas e amigos que frequentam a sede socialsão velha-guarda do AD e a história viva”, declarou o vereador Edmilson Americano (PHS) em homenagem ao clube.
Diante deste cenário, no ano de 1972 foi elaborada a primeira Ata de conselheiros do clube para realizar o registro oficial e reunir condições de disputar as competições amadoras da cidade como os Jogos da Primavera, organizados pela Prefeitura. E do Futsal vieram as primeiras conquistas, do próprio Jogos da primavera e da Copa Melita.
“Além do Futebol Profissional, a A.D. Guarulhos realiza trabalhos esportivos de base e ajuda a preparar muitos jovens guarulhenses para a vida adulta, dando-lhes noções de cidadania, trabalho em equipe, dedicação e disciplina. Este trabalho está se mostrando de qualidade e de altíssimo nível, pois suas equipes de categorias de base estão sempre ganhando jogos e Campeonatos, se destacando na Federação Paulista de Futebol”, encerrou o parlamentar.