Com o objetivo de planejar ações para 2013, a Frente Parlamentar em Defesa do Idoso teve o primeiro encontro desta legislatura na segunda-feira (18). Reunindo membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Secretaria Municipal do Trabalho, foram discutidas questões relativas ao Estatuto do Idoso, a criação de Comissão Especial de Estudos do Idoso e a inserção de idosos no mercado de trabalho.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Lamé (PTdoB), afirma que o grupo planeja criar leis que ajudem a desenvolver ações em defesa da pessoa idosa. "O nosso município ainda não está preparado para esta camada da população. Em Guarulhos, vivem 120 mil idosos e eles precisam de atenção", afirmou ele.
Uma das propostas da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, é proporcionar qualificação à pessoa idosa para que ela possa ser inserida no mercado de trabalho. "Ser produtivo garante qualidade de vida ao idoso", ressaltou o vereador Lamé.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Lídia Argoso, ainda há muito a se batalhar pelas pessoas da terceira idade. "O Conselho existe há dez anos, recebe denúncias e as encaminha para o Poder Público. São denúncias diversas, como, por exemplo, abandono, casas de repouso e moradores de rua", disse ela.
As reuniões da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso serão realizadas nas primeiras segundas-feiras de cada mês e são abertas ao público interessado na temática. A próxima reunião será no dia 1o de abril, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Guarulhos.