A Câmara Municipal de Guarulhos receberá dos dias 17 a 21 deste mês a "1ª Semana de Alimentação Saudável de Guarulhos". O objetivo é promover a informação de uma alimentação saudável; estimular as escolas, através das direções, professores, técnicos de nutrição, cozinheiras, alunos, pais, mães e responsáveis, a desenvolver programas inovadores e participativos na busca da alimentação saudável.
"Queremos levantar o debate deste tema tão importante e alertar a população que todos os seres humanos têm o direito de uma alimentação de qualidade e é isso que queremos enfatizar com este evento", afirmou a vereadora Marisa de Sá (PT).
Durante a semana, várias ações ocorrerão na cidade. Haverá exposições dos trabalhos realizados pelos estudantes das escolas municipais; os alunos do curso de nutrição da Universidade de Guarulhos (UnG) realizarão, gratuitamente, exames como o de diabetes, além de averiguar o peso, tamanho e o Índice de Massa Corporal (IMC) da população, entre outros.
Com iniciativa dos vereadores da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional, sob a coordenação da vereadora Marisa de Sá, autora do projeto de lei, a semana visa contribuir para a democratização de informações relativas à alimentação saudável e o combate à desnutrição, à obesidade, à diabete e debater o papel da alimentação nas escolas.
Nos últimos cinco anos o Brasil ganhou 11 milhões de pessoas com excesso de peso, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Atualmente cerca de 48,1% da população brasileira está acima do peso e 15% são obesos. "Ainda há muita gente que se alimenta de forma errada, quer seja pela correria do dia-a-dia ou por qualquer outro motivo, e esse tem sido o principal fator de várias doenças. A semana será importante para alertar a população", ressaltou a vereadora.