Política

Câmara realiza primeira sessão do semestre

O questionário foi atacado veemente pelo vereador José Mário (PSDB) que afirmou que a igreja deve respeitar os políticos
Depois de 15 sessões encerradas por ausência de quórum, os vereadores compareceram ao Legislativo ontem e apreciaram todos os projetos e requerimentos pautados, além de permanecerem até o final dos trabalhos.

No total seis itens estavam pautados no Grande Expediente e 17 na Ordem no Dia. No entanto, a maior discussão durante os trabalhos foi por conta de um questionário elaborado pela Comissão Diocesana em Defesa da Vida, da Diocese de Guarulhos. As perguntas foram elaboradas pela comissão, em concordância com o documento "Eleições Municipais 2012 – Critérios para a participação política dos cristãos", e destinadas aos candidatos ao cargo de vereador.

 

Dentre as questões estão temas como a legalização do aborto; aborto em caso de estupro e em caso de anencefalia; distribuição de pílula do dia seguinte e aplicação do DIU pelo Estado; distribuição de preservativos em escolas; união entre pessoas do mesmo sexo; eutanásia; entre outros.
 
O questionário foi atacado veemente pelo vereador José Mário (PSDB) que afirmou que a igreja deve respeitar os políticos. "Isso é mais uma forma da igreja católica induzir os fiéis a não votar neste ou naquele candidato que não respeitar os dogmas religiosos. O país é laico, mas vocês da igreja católica não são laicos politicamente? Isso é um desrespeito a todos nós que eu não posso admitir. Dessa forma, não respondi e não responderei por que não devo satisfação à igreja nenhuma muito menos a católica sobre esses temas", afirmou.

 

Já o vereador Jonas Dias (PT) defendeu a ação. "Como cristão eu acho que ninguém tem direito a tirar a vida", ressaltou.

Segundo a Diocese, o objetivo das perguntas não é expressar apoio a nenhum candidato, mas sim "levar o conhecimento dos fiéis católicos a posição dos candidatos que optarem em responderem o questionário, para servir de subsídio, no que diz respeito aos temas abordados". As respostas dos candidatos estão disponíveis para consulta no site da Diocese de Guarulhos (www.diocesedeguarulhos.org.br).

Posso ajudar?