A Renault já figura entre os grandes fabricantes brasileiros de automóveis, figurando anos seguidos entre os cinco maiores em vendas, junto a Chevrolet, Volkswagen, Fiat e Ford. O avanço nas vendas acompanha o aumento no portifólio de produtos, que vão desde o subcompacto Kwid, o queridinho da hora, até o top Fluence. Ao todo são nove diferentes produtos, incluindo os SUVs Duster e o mais recente Captur.
O Captur, lançado no ano passado, vem chamando a atenção graças a seu design sensual e elegante, que conseguiu se diferenciar dos demais SUVs disponíveis no mercado, quase todos com a mesma linha e muito parecidos. Além das versões 1.6 com câmbio mecânico e 2.0 com transmissão automática, lançadas primeiro, a Renault passou a oferecer no segundo semestre, o modelo que deve ser o mais vendido da família. Trata-se do Captur Intense .6 SCe, com câmbio X-Tronic CVT, que proporciona ainda mais conforto aliado a economia de combustível. Pelas características do carro e o público-alvo, não é difícil afirmar que é o Captur mais adequado à realidade do consumidor brasileiro. Sai por R$ 77,2 mil.
O motor 1.6 SCe o ferece potência de 120 cv a 5.500 rpm com etanol e 118 cv a 5.500 rpm com gasolina. Em torque, são 16,2 kgfm a 4.000 rpm seja com etanol ou gasolina. Vale destacar que 90% do torque do motor 1.6 SCe já é oferecido a 2.000 rpm, garantindo ótimas retomadas.
O modelo traz o moderno câmbio continuamente variável – que tem opção de seis marchas simuladas – aliado ao novo motor 1.6 SCe, que garante um rodar suave e silencioso em velocidade de cruzeiro. Como este câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave, algo bastante perceptível ao longo da avaliação realizada pela GuarulhosWeb ao longo de uma semana na cidade e em rodovias. Além disso, o motor pode ser mantido em rotação constante, auxiliando no menor consumo de combustível, um problema detectado na avaliação do 2.0 com câmbio automático.
O CVT (Continuously Variable Transmission) oferece relações de marcha continuamente variáveis, ou seja, tem ‘marchas infinitas’. O maior diferencial em relação a um câmbio automático tradicional é a ausência de engrenagens. Como característica, este câmbio é econômico e permite aceleração contínua, sem trancos, o que dá a impressão de que o carro nunca troca de marchas.
Partindo deste princípio, o câmbio X-Tronic CVT proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. Ele possibilita ainda a troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.
Conectado e prático
O Captur se destaca também pelo agradável ambiente interno do cockpit. Há bom espaço para quatro ou até cinco ocupantes, além de ótimas soluções. São 12 porta-objetos úteis e práticos para o uso diário, localizados nos painéis das portas, console central, painel de bordo e porta-luvas.
Com alta oferta de conectividade, o Captur possui o Media Nav disponível em todas as suas versões. De forma intuitiva e com no máximo 4 cliques, o consumidor acessa e configura qualquer funcionalidade da central multimídia, através da tela touchscreen de 7”, que possui: GPS integrado, Bluetooth®, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching. Além de todas estas funções, o sistema é integrado com o comando satélite que possibilita ao motorista acessar tudo sem tirar as mãos do volante.
O SUV traz chave cartão que possibilita a ignição simplesmente com a presença do cartão no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão. Há ainda de série o controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), que atua conjuntamente com o limitador de velocidade. O sistema é ideal ao conduzir por uma zona de velocidade controlada.
O sensor crepuscular é um sistema inteligente que capta a luminosidade do ambiente e acende as luzes automaticamente conforme a necessidade. Além disso, o sensor de chuva ativa o limpador de para-brisas caso seja necessário. A direção do novo Captur é eletro-hidráulica com esforço variável.
Os retrovisores laterais são rebatíveis eletricamente e o modelo oferece apoio de braço para o condutor (na versão Intense), ar-condicionado automático, velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas.
O Captur oferece ainda o controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema que garante maior segurança nas curvas ao corrigir movimentos que podem fazer o veículo sair da trajetória normal. Há ainda o controle eletrônico de tração (ASR), sistema que proporciona maior aderência em diferentes tipos de superfícies. Oferece também quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais). Outro destaque do modelo é a incorporação do sistema de fixação ISOFIX para duas cadeirinhas infantis no banco traseiro.
O que o Captur oferece:
– ar-condicionado,
– rodas aro 17 polegadas de liga leve,
– vidros elétricos,
– alarme perimétrico,
– chave-cartão hands free,
– comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite),
– assento do condutor com regulagem de altura,
– sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h),
– Luzes diurnas em LED,
– retrovisores rebatíveis,
– freios ABS,
– auxílio de frenagem de emergência (AFU)
– distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
– assistência de partida em rampas (HSA)
– luzes de conversão chamadas de Cornering Lights, acionadas automaticamente ao girar o volante, permitindo melhor visibilidade em áreas de menor luminosidade.
– câmera de ré
– sensores de estacionamento traseiros
Dimensões:
• 4,33 metros de comprimento
• 1,81 metros de largura
• 1,62 metros de altura
• 2,67 metros de distância entre eixos
• 212 mm de altura do solo
• 708 mm de posição de direção (Ponto H)
• Ângulo de entrada: 23°
• Ângulo de saída: 31°