Cidades

Camelôs dizem terem sido agredidos por GCMs no Centro

Quem passava pelo Calçadão da Dom Pedro, na noite do sábado (18), presenciou um confronto entre Guardas Civis Municipais e ambulantes irregulares. Segundo testemunhas, os guardas teriam usado gás de pimentas e cassetetes para impedir o comércio ilegal na região. Os camelôs reclamam do abuso de poder e violência usada nas repreensões.
 
Segundo ambulantes, que não quiseram se identificar, os guardas estariam agindo com violência até nos momentos em que os ambulantes estariam sem mercadoria. “Às vezes nós tentamos conversar com eles, mas não tem diálogo. Eles agridem, pegam as mercadorias e nós só queremos trabalhar”, explicou.
 
O grupo contou ao GuarulhosWeb que alguns dias atrás um homem chegou a ser mordido por um cão da guarda que auxiliava na ação. O fato teria acontecido após um desentendimento entra um ambulante e um fiscal da SDU. Uma mulher também teria sido agredida com cassetete.
 
Desde a terça-feira (13) a Guarda Civil Municipal junto a Polícia Militar tem apoiado as ações de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) no combate ao comércio irregular. A parceria tem como objetivo garantir a segurança dos agentes de fiscalização, além da segurança dos consumidores.
 
No sábado, os ambulantes afirmam que se mantiveram durante o dia afastados das atividades de venda enquanto organizavam uma manifestação para pedir a permanência dos camelôs pelo local até o fim do ano. Por volta das 21h um homem, que não foi identificado, abriu um pano em meio ao Calçadão da Dom Pedro, momento que os GCMs teriam agredido o ambulante e retirado sua mercadoria, ele foi levado pelo guardas.
 
Em nota encaminhada à imprensa no dia 15 de dezembro a SDU esclareceu que realizou um levantamento e identificou uma rede organizada de comerciantes irregulares que atuam na região central da cidade, aos fins de semana o grupo pode chegar a 170 pessoas.
  
Sobre o confronto que aconteceu no sábado, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que “em ação para retirada de comércio irregular na região central, camelôs tentaram impedir os agentes da Guarda no cumprimento da mesma. A corporação esclarece que não houve feridos e, tampouco, abuso de autoridade. Informa, também, que um cidadão foi conduzido ao 1º DP, onde foi lavrado contra ele um Boletim de Ocorrência de Desacato e Resistência”.
 

Posso ajudar?