Educação

Câmeras trazem segurança para os alunos da escola Tia Nastácia no Jardim Pinhal

As imagens são captadas 24h por dia a partir dos movimentos registrados pelo sensor

A instalação de cinco câmeras de monitoramento por vídeo trouxe mais segurança para os estudantes da Escola da Prefeitura Tia Nastácia, no Jardim Pinhal. Os equipamentos estão centralizados no pátio, nas áreas externas e no portão de entrada e saída dos alunos.

Segundo a diretora Cláudia Neves, as cinco câmeras foram instaladas em março deste ano. "Como o sistema suporta até 16 câmeras, pretendemos para 2012 fazer outras instalações. Inclusive, colocar pelo menos mais uma do lado de fora da escola, para garantir a segurança dos alunos nos horários de entrada e saída"

A diretora salienta que com as câmeras também é possível verificar quem são os responsáveis pelas crianças na hora de trazê-las e buscá-las. "Tantas coisas acontecem em volta das escolas, que é bom prevenir". Cláudia afirma que a instalação também inibe a prática de vandalismo. "Há seis anos houve um caso isolado, em que objetos foram furtados de dentro de um carro no estacionamento da escola".

Pela tela do computador a diretora monitora os espaços da escola. As imagens são captadas 24h, a partir dos movimentos registrados pelo sensor e ficam arquivadas por dois meses. Claudia investiu cerca de R$ 2 mil dos recursos do Pro Rede na instalação das câmeras.

A Secretaria Municipal da Educação destina por meio do programa Pro Rede verba para manutenção e consumo das escolas de acordo com o número de alunos e sobre cuja destinação o diretor tem autonomia, cabendo a ele prestar contas no final de cada ano.

Os 400 alunos da escola Tia Nastácia são da faixa etária de 4 a 6 anos de idade, do ensino infantil, estágios 1 e 2, e do ensino fundamental, do primeiro e segundo ano.

Posso ajudar?