A 1ª Caminhada Inter-religiosa Pela Paz acontece na região do Jardim Presidente Dutra, neste sábado, dia 5. O evento organizado por líderes religiosos terá sua concentração na rua Itape, no Jardim Maria Dirce, e se encerra na Praça Orobó, onde acontecerá o “abraço da paz”.
A ideia do projeto surgiu após a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que fez uma exposição sobre o mapa da violência no país. A partir deste encontro, foi promovido o ano da paz entre os católicos, com o objetivo de mobilizar os cristãos de todo o Brasil com ações que visem diminuir os índices de violência.
Em Guarulhos, o padre Salvador Rodrigues de Brito, das comunidades Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida, encaminhou uma carta aberta a líderes de outras religiões presentes na região para convida-los a integrar a organização de um evento, que deu origem à 1ª Caminhada pela Paz.
Fazem parte do projeto líderes do Candomblé, Igreja Presbiteriana, Comunidade Casa de Oração, Umbanda, Kardecismo e Igreja Católica. A caminhada tem como objetivo a união da comunidade em busca da paz.
“Em cada encontro nós nos aproximamos mais. Eu penso que de fato a paz deve estar acima de tudo dentro de nós para que as nossas relações sejam fraternais, quebrando preconceitos, nos aproximando. Isso faz com que a gente possa dialogar, ouvir o outro e ver também aquilo que o outro tem de bom para juntos somar”, explicou o padre Salvador em entrevista ao GuarulhosWeb.
Os diálogos começaram em julho e foram ganhando forma. Os organizadores conseguiram apoio da Prefeitura de Guarulhos e da Polícia Militar, que participarão da caminhada como convidados e garantindo a segurança da população.
Ao fim da caminhada, os líderes deixarão um breve recado de paz aos participantes que serão recebidos pelo testemunho de duas pessoas que sofreram com a violência e pela banda inter-religiosa Soul da Paz.
“Nosso maior desejo é que sábado seja o dia de parar o Presidente Dutra para dizer que nós elevamos a Deus, cada um na sua cresça, esta súplica pela paz”, explicou o padre Salvador
Utilizando a frase de Madre Teresa de Calcutá, “a paz começa com um sorriso”, o padre diz: “Nós podemos acreditar que a paz é possível se nós trabalharmos para que o ambiente da nossa casa e da nossa família tenham relações de paz, amor, perdão e compreensão porque o ódio só gera mais ódio, violência e guerra”.
Os líderes religiosos pretendem estudar a possibilidade de realizar um Fórum Inter-religioso, para discutir assuntos pertinentes a comunidade e ao país.
Os organizadores pedem que a população use roupas da cor branca e que as casas e fachadas sejam enfeitadas com motivos também brancos, como lençóis, toalhas ou bandeiras.
Serviço
Sábado, dia 5, às 14h
1ª Caminhada Pela Paz
Concentração – Rua Itape, 150 – Jardim Maria Dirce
Encerramento – Praça Orobó