A Caminhada Musical acontece no próximo domingo, 17 de março, a partir das 9 horas, no Bosque Maia, em Guarulhos. O projeto é voltado ao público da terceira idade, que precisa se inscrever antecipadamente. A inscrição é grátis e o roteiro 1 já está esgotado. Restam as últimas vagas para o roteiro 2, que conta com intérprete em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais.
Inscrições grátis no site: www.caminhadamusical.com.br
Criada pela musicista e diretora da ArteMatriz Soluções Culturais, Giane Martins, a Caminhada Musical percorre cinco palcos com diferentes apresentações.
Os concertos acontecem ao ar livre e são abertos ao público. Quem estiver participando da caminhada pode assistir 15 minutos de concerto e continua o exercício, acompanhado por fisioterapeutas que dão dicas e auxiliam com aula de alongamento. Uma ótima oportunidade para quem já pratica a caminhada ou para quem pretende começar.
“Não é necessário ser um atleta para participar, pois nosso objetivo principal é desfrutar da companhia uns dos outros, celebrar a vida e criar memórias preciosas juntos”, explica Giane Martins.
Cada concerto dura uma hora e é aberto ao público em geral. As apresentações são grátis. Basta escolher um grupo e se dirigir ao local da apresentação, que dura aproximadamente uma hora.
O Quinteto Groove Guys é a atração da Tenda Principal, às 9 horas.
Tão vital e espontâneo quanto a própria amizade, o Groove Guys nasce da afinidade musical e do desejo de fazer um som diferenciado, de alta qualidade, gostoso de ouvir, tocar e dançar. Com sólida formação erudita, seus integrantes usam a técnica aprendida na música clássica para desenvolver uma nova maneira de tocar, com um repertório repleto de hits que marcaram época e canções que estão nas paradas de sucesso.
Já o Quinteto Catavento, formado por músicos da GRU Sinfônica, tem como objetivo divulgar o repertório camerístico para esta formação de cordas eruditas e desenvolver projetos didáticos com músicas variadas. A apresentação é às 9h30 na Tenda Verde. Da GRU Sinfônica também vem o monitor artístico do roteiro 1, maestro Emiliano Patarra. E a monitora artística do roteiro 2, é Tati Helene, eleita pela principal revista eletrônica de música erudita do país como melhor cantora pela sua performance como Vanessa na ópera homônima, em Guarulhos, em 2019.
Na Copa das Árvores, às 10 horas, um quarteto de chorinho com músicos experientes nos palcos nacionais e internacionais apresenta clássicos consagrados e composições modernas. O Chorando no Bosque oferece uma experiência musical envolvente, honrando a tradição do choro enquanto explora novos horizontes criativos e promete fazer o público cantar e dançar.
No Palco Circular, às 10h30, se apresenta a banda Teko Porã, formada por músicos de rua que tocam nos corredores e vagões do metrô de São Paulo. Teko Porã é um termo em Guarani que significa o “belo caminho”, ou o “bem viver”. Com influências da canção brasileira, do folk e do rock, o grupo tem como foco o repertório autoral de músicas instrumentais, canções, releituras, uma mistura étnica com letras em guarani, ritmos africanos e instrumental cigano.
O último concerto no Bosque Maia fica por conta do grupo Brassuka, formado por metais, às 11 horas, na Tenda Principal. O repertório contém obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, desde músicas tradicionais de diversas culturas até compositores contemporâneos. Em 2016, foi convidado pelo Selo SESC para gravar um DVD contando a história dos metais. E em 2020, participou da edição online de um dos mais importantes festivais de metais do mundo, o Italian Brass Week.
Como parte do objetivo principal da Caminhada Musical que é democratizar a música clássica e instrumental ao público da terceira idade, um concerto social será apresentado na quarta-feira, dia 13 de março, às 10 horas, no CCI Santa Mena. O Centro de Convivência do Idoso estará aberto ao público que quiser assistir à apresentação grátis do Quarteto Apoena. Formado por músicos da Orquestra GRU Sinfônica, o quarteto vem se destacando nas principais séries de música de câmara de Guarulhos e São Paulo.
“Continuaremos promovendo música clássica, mobilidade ativa e gentileza urbana pois o importante é unirmos forças por um Brasil mais consciente sobre a necessidade de termos cidades mais humanas, que ofereçam opções de cultura, lazer e mobilidade para todas as idades”, afirma Giane Martins, criadora da Caminhada Musical.
Caminhada Musical
Domingo, 17/3/2024.
Bosque Maia – Av. Paulo Faccini, s/n. Centro – Guarulhos – SP.
Das 9h às 13h.
Roteiro 1 – 100 vagas: saída 9h.
Roteiro 2 – 100 vagas: saída 9h20
* o roteiro 2 tem intérprete em LIBRAS
Inscrições Grátis no site: www.caminhadamusical.com.br