Cidades

Caminhões que transportavam resíduos sólidos de forma ilegal são apreendidos em Guarulhos

O patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu dois caminhões por transporte irregular de resíduos sólidos em ocorrências distintas, no sábado (1º) e nesta segunda-feira (3), no Jardim Beirute e no Jardim Presidente Dutra, respectivamente. No primeiro flagrante, a operação junto à Secretaria de Serviços Públicos escoltou ao pátio de recolhimento um trator branco da marca Fiat que transportava cerca de 10 m³ de entulho sem o devido cadastro municipal para o serviço.

A documentação é exigida pela lei municipal 7.572/2017, que disciplina as medidas de regularização e de fiscalização relativas ao descarte irregular de resíduos sólidos. O infrator deverá pagar uma multa pecuniária de 700 Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs) aplicada em dobro, uma vez que a ilegalidade ocorreu no fim de semana.

A lei citada foi aplicada também na segunda apreensão, ocorrida pela avenida Papa João Paulo I, no Jardim Presidente Dutra. A abordagem foi feita a um caminhão basculante que circulava cheio de resíduos de construção civil sem lona de proteção obrigatória sobre a caçamba, o que a ameaça a segurança viária e causava danos ao meio ambiente.

A equipe constatou também que o veículo não possuía cadastro com a municipalidade tampouco autorização para realizar o serviço de transporte de entulho. Diante das três infrações, o caminhão foi conduzido ao pátio de recolhimento.

Posso ajudar?