Após a divulgação da vitória de Lula (PT) nas eleições deste domingo, caminhoneiros organizaram bloqueios em diversas regiões do país em protesto à vitória do petista. A Dutra, rodovia que corta Guarulhos, registrou dois focos de manifestos iniciados ainda na madrugada desta segunda-feira, 31/10.
No KM 159, em Jacareí, trecho conhecido como “retão” e também utilizado pelos trabalhadores em 2018, houve protesto. No entanto, não há fechamento de pista. Neste momento, o trânsito segue tranquilo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em Barra Mansa, já no estado do Rio de Janeiro, a via foi fechada nos dois sentidos, gerando congestionamentos de até três quilômetros.
De acordo com a PRF, em ambos os casos, ” a manifestação foi pacífica e as equipes da PRF atuaram para garantir a segurança, visando evitar com que houvesse animosidade entre os manifestantes e as pessoas paradas no trânsito”. Não foram registradas ocorrências de agressividade.
Atualização às 15h15
Cerca de 30 manifestantes se aglomeram no KM 159, em Jacareí. Uma pista liberada. No KM 92, em Pindamonhangaba, trafegam apenas motos, carros e ônibus.
Atualização às 14h30
Novo grupo, com 20 manifestantes, interditou o KM 161 da Dutra, em Jacareí. Polícia já negociando e atuando no local.
Atualização às 12h20
Em novo comunicado enviado à imprensa, a PRF garantiu que, às 11h21, o trecho de Jacareí estava “totalmente liberado” e o de Barra Mansa liberado no sentido Sul, com 5 km de congestionamento.