A campanha de coleta de lixo eletrônico, promovida pela rede de escolas de informática Microcamp, em parceria com o Projeto Meu Brasil e a ONG Oxigênio, chegará ao fim na próxima terça-feira, dia 31. Até o momento Guarulhos arrecadou, aproximadamente, 30 kg de itens entre geladeiras, televisores, celulares, computadores e outros dispositivos.
"Quase todo mundo tem alguma espécie de lixo eletrônico em casa ou no escritório. E sem saber o que fazer com ele, acaba jogando no lixo comum, o que causa dano ao planeta e ao ser humano. É necessário que um ciclo educacional seja feito, para que a conscientização tenha maior impacto nas escolas, residências, empresas, locais de públicos etc", afirmou Eloy Tuffi, presidente da Microcamp e idealizador da campanha.
Os equipamentos arrecadados serão doados ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Oxigênio e, após serem recuperados, são destinados as escolas e órgãos públicos como bibliotecas, telecentros e programas de inclusão digital.
O projeto visa alertar a população em relação ao descarte indevido de lixo eletrônico. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o país que mais produz esse tipo de material, por habitante – cada brasileiro produz, por ano, cerca de 0,5 kg. Além disso, o país descarta anualmente 96,8 mil toneladas de computadores; 115 mil toneladas de geladeiras; 17,2 mil toneladas de impressoras; 2,2 mil toneladas de celulares, entre outros.