Cidades

Campanha da Fraternidade 2025 busca conscientizar sobre a importância da ecologia integral

A Campanha da Fraternidade 2025, que será lançada nesta quarta-feira, dia 5,  Dia Internacional da Caridade, traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1, 31). A campanha, que é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visa conscientizar a população sobre a importância da ecologia integral e da fraternidade em nossas vidas.

A escolha do tema e do lema bíblico busca ressaltar a importância da relação entre o ser humano e a natureza. “A ecologia integral não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão de justiça social e de fraternidade”, afirma Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB.

A campanha também busca destacar a importância da ação coletiva para proteger o meio ambiente e promover a justiça social. “Nós somos chamados a ser guardiões da criação e a cuidar da Casa Comum”, afirma Dom Walmor.

Durante a campanha, serão realizadas diversas atividades em todo o país, como missas, vigílias, caminhadas ecológicas, entre outras. Além disso, a CNBB lançou um kit de materiais para ajudar as comunidades a refletir sobre o tema e a desenvolver ações concretas em favor da ecologia integral e da fraternidade.

A Campanha da Fraternidade 2025 é uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre a relação com o meio ambiente e com os outros, e para que todos trabalhem juntos para construir um mundo mais justo e sustentável.

Razões que inspiraram o tema

Inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que em 2025 completa 10 anos, nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e na realização da COP 30 – a primeira na Amazônia, em Belém (PA) –, a campanha acolhe ainda a sugestão das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e Ecologia Integral e Mineração.

O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Programação

A CNBB abre as atividades na Quarta-feira de Cinzas com uma missa, às 9h, presidida pelo secretário-geral, dom Ricardo Hoepers. A cerimônia de lançamento da CF 2025 terá início na sequência, às 10h, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.

Durante a cerimônia, conduzida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, serão apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a CF e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados, em 2024, pelo Fundo Nacional de Solidariedade, composto com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.

A Campanha da Fraternidade

Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

Posso ajudar?