Saúde

Campanha de luta contra a Aids começa nesta quinta

Exames podem ser feitos e ter resultados retirados no mesmo dia

Com aproximadamente quatro mil casos de Aids notificados em Guarulhos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza duas campanhas pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids – Laço Vermelho e Fique Sabendo. Celebrado todos os anos em primeiro de dezembro, a mobilização sobre a data começa nesta quinta-feira. A campanha Fique Sabendo tem início também nesta quinta e se estende até a próxima quinta-feira.

Nesse período, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município irão intensificar a oferta do teste anti-HIV à população. O exame é realizado a partir de uma amostra de sangue e o resultado poderá ser retirado no mesmo local da coleta em um prazo de 15 dias.

No Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) será disponibilizado o teste rápido, cujo resultado fica pronto em 15 minutos. O CTA, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, na avenida Emílio Ribas, 1.960, 1º andar, Jardim Tranquilidade, também abrirá as portas para a realização da campanha no sábado, das 8h às 17h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade possui duas unidades de referência para o tratamento de adultos, o Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos – Ambulatório Walter Belda, no Gopoúva, e Ambulatório Dona Luiza – Serviço de Assistência Especializada (SAE) Carlos Cruz, nos Pimentas.

A cidade conta ainda com uma referência municipal para crianças expostas ao HIV na gestação e para crianças e adolescentes portadores do HIV, que é o Ambulatório da Criança SAE Pediátrico, localizado no Centro.

Nesses locais, onde o acompanhamento dos casos é feito por equipe multiprofissional, também é realizada a distribuição de medicamentos ARV, conhecido como coquetel, bem como promovidas ações para melhoria da qualidade de vida e dos efeitos colaterais destes remédios.

Amanhã, começa a campanha do Laço Vermelho, que vai até 5 de dezembro, com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção da doença, através da fixação de laços símbolos contra a Aids em locais de visibilidade. (M.F.)

Posso ajudar?