Cidades

Campanha de Multivacinação termina nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação, que desta vez teve por objetivo atualizar as carteirinhas com doses em atraso, termina nesta sexta-feira (30). Em Guarulhos, 33.843 crianças menores de cinco anos de idade compareceram aos postos até quinta-feira (29), data da divulgação da última prévia, além de 16.457 adolescentes de 10 a 14 anos e crianças de nove anos, faixas etárias que também foram contempladas este ano.
 
Como se trata de uma campanha para atualização de carteirinha, foram administradas entre a população menor de cinco anos de idade 30.538 doses, incluindo as crianças que tinham atraso no esquema vacinal e aquelas que estavam na data correta para tomar a vacina.
 
Já entre o público de nove anos e também os adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos foram aplicadas 4.951 doses, incluindo os que apresentavam atraso na carteirinha e aqueles que estavam na data correta para tomar a vacina. A Campanha, que teve início no último dia 19, visa atualizar o esquema preconizado pelo Programa Nacional de Imunização, com a disponibilização de todas as vacinas disponíveis pelo SUS.
 
Segundo boletim da Vigilância Epidemiológica Estadual, esse grupo tem maior resistência para se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade para imunizar seus filhos nesta faixa etária.
 
No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no esquema vacinal, como é o caso da vacina HPV para as meninas. Vale destacar que as recomendações do Programa de Imunização são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças.
 
Neste sentido, para cada vacina é estabelecido o número de doses a ser administrada, a idade mínima e máxima para receber cada uma delas, os intervalos ideais entre as doses e as faixas etárias alvo da vacinação. Ainda são levadas em conta as questões logísticas e operacionais para a realização da vacinação nos programas nacionais de imunizações de cada país.

Posso ajudar?