Saúde

Campanha de vacinação começa neste final de semana

A partir deste sábado até o próximo dia 24 de agosto começa a campanha nacional do Ministério de Saúde com o objetivo de proporcionar esta atualização

"Do calendário nacional de imunização constam vacinas para a prevenção de 15 doenças. Por isso, é extremamente importante que os pais vacinem seus filhos na idade correta, para evitar as doenças imunopreveníveis". A declaração da enfermeira Fabíola Mara Ribeiro, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância dos pais atualizarem a caderneta de vacinação das crianças para manter erradicada a paralisia infantil, evitar a volta do sarampo e proteger as crianças de doenças transmissíveis.

A partir deste sábado até o próximo dia 24 de agosto começa a campanha nacional do Ministério de Saúde com o objetivo de proporcionar esta atualização. Desta forma, todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde, onde estarão disponíveis as doses do calendário básico infantil.

Ao todo serão disponibilizadas doses contra 15 tipos de doenças, entre elas a paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Além disso, pela primeira vez estará disponível a vacina Pentavalente, que reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada Poliomielite (VOP) que é injetável e indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil. "Os riscos que as crianças correm sem a vacinação é principalmente contrair doenças que podem ocasionar sequelas ou evoluir para óbito", afirmou Fabíola.

A caderneta de vacinação é o documento fundamental para comprovar quais doses foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser tomadas nos meses ou anos seguintes. Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto onde vacinaram as crianças anteriormente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8h às 17h para atender a demanda. Além disso, estima-se que em Guarulhos e no Alto Tietê sejam imunizadas 217,7 mil crianças.

Posso ajudar?