Cidades

Campanha do desarmamento começa no sábado

Várias ações integram o projeto na cidade, que é parte de estratégia nacional

Seguindo a Campanha Nacional de Desarmamento, o Fundo Social de Solidariedade, através da Central do Voluntariado em parceria com membros do comitê, realizam neste sábado, a abertura da Campanha de Guarulhos com uma Caminhada pela Paz, no calçadão da D. Pedro.

O comitê é formado por membros de diversas áreas e tem representantes do governo municipal, através de suas Secretarias e Coordenadorias, Conselho Tutelar, Diretoria Regional Sul e Norte, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Civil Metropolitana, Conselhos Comunitários de Segurança, Organizações Sociais, Associações de Classe e a Rede Social de Guarulhos.

Na quarta-feira, o Instituto Sou da Paz proporcionou qualificação necessária para os membros do comitê. A intenção é fortalecer a Campanha formando multiplicadores que possam levar informações através de palestras.

Segundo estatísticas do Instituto Sou da Paz, a cidade de Guarulhos diminuiu em 70% a taxa de homicídios. No Brasil, a cada dez homicídios causados por arma de fogo, sete são causados por motivos banais, como briga de bares ou intriga de vizinhos.

A operacionalização compete à Polícia Federal, responsável por arrecadar as armas no posto do Aeroporto de Guarulhos. O voluntário tem que preencher uma guia de trânsito, autorização para poder transportar a arma até o ponto de coleta, obtida no site ou em qualquer endereço da Polícia Federal. Os valores da indenização variam de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o modelo da arma.

Posso ajudar?