Cidades

Campanha Fique Sabendo amplia oferta do teste rápido anti-HIV

Guarulhos estará engajada a partir deste sábado (24) até o próximo dia 1º em mais uma edição da Campanha Fique Sabendo, que tem por objetivo diminuir o diagnóstico tardio do HIV-Aids em todo Estado de São Paulo.

Para tanto, a rede municipal de Saúde irá ampliar a oferta de exames para a detecção do vírus, oferecendo tanto a análise de sangue convencional, cujo resultado é entregue em 15 dias, como também o teste rápido que fica pronto em 15 minutos.

A abertura oficial da campanha na cidade será realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na avenida Emílio Ribas, 1.960 (Jardim Tranquilidade). No local, a população poderá fazer o teste rápido para detecção do HIV, das 9h às 17h, bem como participar do Labirinto das Sensações, um projeto artístico com cerca de 70 metros quadrados de extensão, por onde as pessoas entram em dupla, de olhos vendados, e interagem com os atores que trabalham a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis DST- Aids.

"Não é bom ter Aids. Mas é muito pior ter e não saber", é o tema da campanha municipal que se estende até o próximo dia 1º. Durante esse período, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ampliarão a oferta do exame convencional, que é realizado partir da coleta de uma amostra de sangue e envio para leitura em laboratório, com resultado entregue em um prazo médio de 15 dias.

Teste rápido

O teste rápido, que fica pronto em 15 minutos, poderá ser encontrado neste sábado (24) nos seguintes locais e horários: Policlínicas Alvorada e Dona Luíza, das 8h às 13h; UBS Primavera, das 8h às 15h, UBS Recreio São Jorge, das 8h às 12h; e CTA das 9h às 17h.

No domingo, dia 25, o teste será disponibilizado na UBS Belvedere, das 8h às 15h. No dia 27, no Presídio Adriano Marrey, das 13h às 17h; no dia 29 na UBS Nova Cumbica, das 9h às 13h; no dia 30, na UBS Uirapuru, das 9h às 13h; no dia 1º, na Policlínica Bonsucesso e na Igreja Malvinas, das 8h às 13h, na UBS Haroldo Veloso, das 9h às 15h, e na UBS Rosa de França, das 8h às 15h.

Já no SAE Carlos Cruz (Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids), o teste rápido pode ser feito todos os dias.

"Nossa expectativa para a campanha deste ano é qualitativa, ou seja, pretendemos atingir o maior número possível de pessoas que nunca fizeram o teste e que se enquadram em situações de maior vulnerabilidade para a doença", explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST-Aids e gerente do CTA, Simone Miranda. Segundo ela, Guarulhos possui hoje 4.366 habitantes vivendo com HIV-Aids. Desse total, 47% descobriram tardiamente a infecção.

 

 

Posso ajudar?