Foi lançada na quarta-feira (25), a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, em um evento que reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da Secretaria de Finanças, no Jardim dos Camargos. O público foi composto majoritariamente por mulheres, além de representantes do poder público, sociedade civil e profissionais da rede de proteção.
Promovida pela Subsecretaria de Política para as Mulheres, que integra a Secretaria de Direitos Humanos, a campanha busca sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre as diversas formas de violência de gênero, fortalecendo as ações de enfrentamento a essas violações de direitos. A campanha se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Destaques da abertura e fortalecimento da rede
A subsecretária Vanessa de Jesus abriu a cerimônia, enfatizando o trabalho contínuo da pasta na proteção e valorização das mulheres por meio das cinco Casas da Mulher Guarulhense e do Centro e Proteção à Mulher Guarulhense. A gestora defendeu que é necessário um esforço coletivo para divulgar a rede de proteção e os serviços disponíveis na cidade.
Para Vanessa, o combate à violência doméstica exige políticas diárias focadas em:
- Promoção da igualdade de gênero.
- Autocuidado para mulheres em vulnerabilidade.
- Fortalecimento da autoestima.
- Autonomia financeira.
Neste ano, a pasta realizou 2.232 capacitações, oferecendo 35 cursos gratuitos para as mulheres. Além disso, o projeto Mãos Protetoras, guiado pelo Mapa da Violência, levou esclarecimentos e orientações a mais de 10 mil pessoas em diversos bairros.
O evento também incluiu a Feira da Mulher Artesã, onde mulheres assistidas e capacitadas pelas Casas da Mulher Guarulhense puderam expor e comercializar seus produtos.
Debate de talk show vozes femininas
Um dos pontos altos do evento foi o Talk Show Vozes Femininas pelo Fim da Violência, mediado por Joyce Costa. O bate-papo abordou a violência de gênero sob diversas dimensões, focando em mulheres vulneráveis econômica e socialmente, idosas, negras, estudantes e vítimas de violência doméstica.
Calendário e objetivo da campanha
A campanha 21 Dias de Ativismo incorpora datas importantes para a conscientização, como o Dia Nacional da Consciência Negra (20) e o Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher (29).
O objetivo final da mobilização é estimular o diálogo social e o compromisso coletivo para a construção de uma sociedade onde mulheres e meninas possam viver livres de toda forma de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral).


