Cidades

Campus Party reforça importância de cursos ligados à Tecnologia da informação

Eniac oferece vários cursos nesta área, bacharelados ou superiores de tecnologia

Na última semana, São Paulo foi palco de um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo: a Campus Party Brasil 2014, que aconteceu de 27 de janeiro a 2 de fevereiro no Anhembi. Criada na Espanha em 1997, a Campus Party é um evento onde os participantes se mudam para uma arena com seus computadores, malas e barracas,  se conectam e trocam experiências por meio de oficinas, palestras, conferências e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o processo de internacionalização do evento, que ganhou edições no Brasil, Colômbia, México, Equador, além de edições especiais na América Latina e Europa.

Nesta sétima edição realizada no Brasil, cerca de 130 mil pessoas passaram pela Arena e pela Open Campus (área gratuita), além dos oito mil campuseiros (pessoas que se alojam no camping do evento). Foram cinco mil barracas que abrigaram os campuseiros brasileiros e de 17 países como Eslovênia, Rússia e Suécia, que acompanharam as 500 horas de conteúdo promovidos pelos mais de 700 palestrantes, três workshops e outros espaço de interação dos participantes. De acordo com a organização, os 64 mil m2 de área de evento receberam internet de 40 GB.

“Um evento deste porte mostra como a tecnologia da informação e comunicação (TIC) está presente no mundo globalizado e, como é necessário cada vez mais profissionais nesta área”, informa Marcus Valério, coordenador de cursos do Colégio e Faculdade Eniac.

Segundo Valério, em uma Campus Party é preciso profissionais de sistemas de informação e de internet, de rede de computadores, de logística e até de administração, entre outros. “Para se ter uma ideia, no curso de Administração do Eniac, o aluno aprende a administrar a participação das empresas neste tipo de eventos, além de atuar também no gerenciamento de produtos da empresa, podendo atuar de forma direta e indireta nas áreas de marketing e vendas”, explica o coordenador.

Além do curso de Administração, a Faculdade Eniac oferece vários cursos de Tecnologia de Informação, como Sistemas de Informação (Bacharelado) e os Superiores de Tecnologia: Banco de Dados; Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os cursos – O curso de Sistemas de Informação proporciona ao aluno um amplo conhecimento da área, desde sistemas internos de organizações até mesmo a manutenção interna da rede de computadores. O curso de Sistemas para Internet forma profissionais para projetos e administração de redes de computadores, instalar e configurar equipamentos e softwares, montar microcomputadores, configurar servidores web e construir banco de dados para a internet. Esses profissionais lidam com ferramentas digitais usadas na criação e na administração de websites, montam sites para a internet ou intranet e fazem sua manutenção. Solucionam problemas de tecnologia web, além da implantação de sistemas de comércio eletrônico, atuando na definição de estratégias de negócios virtuais. Também administram redes em geral.

O curso de Redes de Computadores tem como objetivo capacitar o aluno a se tornar o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. O conhecimento aplicado ao aluno durante o curso é instalações elétricas, testes físicos e lógicos de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança, requisitos necessários para sua atuação profissional. Uma das principais funções deste profissional é participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento.

Já o curso de Logística capacita um profissional que visa aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e programa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura.