Política

Candidato defende inclusão de formação política nas escolas

Segundo o candidato a deputado estadual José Pereira (PDT), a mudança se faz necessária para que se tenha uma formação cidadã adequada

O candidato a deputado estadual José Pereira (PDT) defendeu nesta terça-feira, em entrevista ao Guarulhos Hoje, a inclusão de uma disciplina de formação política na grade curricular das escolas estaduais. Segundo ele, a mudança se faz necessária para que se tenha uma formação cidadã adequada.

"Os jovens começam a votar aos 16 anos, entretanto não há nas escolas uma discussão sobre a importância do voto, das eleições e de suas escolhas", afirma Pereira, que se licenciou recentemente da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e filiou-se ao PDT para a candidatura.

Ainda de acordo com o candidato, a inclusão de uma disciplina de formação política nas escolas é uma oportunidade de disseminar a necessidade do voto responsável e consciente para a melhoria do quadro política nacional. Pereira considera prioridade também a revisão da grade curricular atual do ensino médio e fundamental.

Além disto, entre as principais proposta do candidato estão os investimentos em qualificação profissional. "Nos próximos cinco anos o Brasil crescerá muito e, se não tivermos não de obra qualificada, daremos emprego a estrangeiros", frisa ele, que defende uma espécie de PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) da qualificação profissional. "A oportunidade de qualificação trará mais ganhos aos trabalhadores".

A respeito da ausência de unidades de assistência para o tratamento de dependentes químicos na cidade, outro item defendido por ele na campanha, Pereira comenta, "estas pessoas não podem ser tratadas como criminosas, mas sim tratadas para a recuperação". O candidato pretende apresentar projeto de lei neste sentido ao ser eleito deputado e diz, "com melhorias no ensino e combate às drogas, promovemos a valorização do ser humano".

Posso ajudar?