Política

Candidato derrotado do DEM ataca GuarulhosWeb, recolhe jornais e incita colegas

Almir Ernesto De Oliveira, conhecido como Mikis Cabelereiro, candidato derrotado a vereador pelo DEM no último dia 2 de outubro, gravou um vídeo em que confessa ter "captdo" exemplares do jornal GuarulhosWeb Impresso, que circula nesta semana, com pesquisa eleitoral sobre o segundo turno em Guarulhos. O vídeo, que se espalhou pelas redes sociais, além da confissão de um crime, traz ainda ataques ao veículo de comunicação. Ele não se conforma com o fato do candidato que ele apoia, Eli Correa Filho (DEM) aparecer com 13,3% das intenções de voto contra 61,8% de Guti (PSB)
 
Mikis diz sobre o GuarulhosWeb. “Esse pasquim sem vergonha, mentiroso.  Está inflamando e influenciando a população guarulhense a se desvirtuar de seus conceitos. Uma vergonha para a cidade fazer essa indução. Estou aqui recolhendo, captando e recolhendo esse informativo mentiroso. Pessoal, vamos recolher esse jornal sem vergonha que está sendo distribuído na cidade. Vamos lá, pessoal”, diz, incitando outras pessoas ao mesmo crime que ele comete. 
 
Nem mesmo o candidato Eli Correa se abalou com a pesquisa divulgada pelo GuarulhosWeb. Entrevistado pelo portal nesta quinta-feira, ele comentou o resultado: 
 
"O resultado do primeiro turno das eleições em vários municípios prova que o eleitor está deixando para decidir seu voto na véspera da votação e que não está levando em conta o que dizem as pesquisas. Os números apurados mostram ainda que há uma enorme parcela da população indecisa em Guarulhos. Será no dia 30 de outubro que o eleitor vai decidir quem é o candidato mais experiente e mais preparado para administrar uma cidade tão importante como Guarulhos, onde há muito trabalho a ser feito". 
 
Desde que o vídeo começou a circular nesta manhã, o GuarulhosWeb recebeu dezenas de mensagens de leitores e de lideranças da cidade criticando a ação e apoiando a liberdade de imprensa. 
 
OUTRA AÇÃO CONTRA A MÍDIA
 
O candidato derrotado repete uma ação que ocorreu no primeiro turno pelo próprio candidato a prefeito Eli Correa Filho (DEM), que gravou um vídeo chamando seus seguidores a irem para às ruas para recolher o jornal Folha Metropolitana, que trouxe uma pesquisa que indicava a possibilidade de Guti ir ao segundo turno, três semanas antes das eleições. Na ocasião, vários vídeos foram postados nas redes de pessoas, ligadas à campanha do DEM, recolhendo jornais até com o uso da força. 
 
A PESQUISA
 
A primeira pesquisa contratada pelo GuarulhosWeb junto ao Interativa Pesquisas para o segundo turno das eleições municipais de Guarulhos, que acontecem no próximo dia 30, aponta vantagem do candidato do PSB, Guti, que aparece com 61,8% das intenções de voto contra 13,3% de Eli Corrêa Filho, do DEM.
 
A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral de São Paulo, sob o número 6437/2016, foi realizada entre os últimos dias 9 e 11 de outubro, quando foram ouvidos 600 eleitores nos mais diferentes bairros da cidade.  A margem de erro é de 4.0 para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. Isso quer dizer que, considerando a margem de erro, a probabilidade do resultado ser o apontado é de 95%.
 
 
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita o nome de qualquer candidato, Guti teve 53,0% e Eli ficou com 10,33%; 24,17% responderam nenhum enquanto 12,17% afirmaram que não sabem. 0,34% citaram nomes que não estão disputando o segundo turno.
 
 
Já na questão que mostra o nível de rejeição de cada candidato, o nome do candidato do DEM aparece com 25,83% das citações, enquanto o peessebista tem 4,33%. 51,0% dos entrevistados disseram que não tem rejeição a qualquer um dos dois e 18,83% não souberam responder.
 

Posso ajudar?