Cidades

Candidatos a professores eventuais passam de 5 mil na cidade, diz Apeoesp

Processo seletivo contratará profissionais para o ano letivo de 2011

Terminou nesta segunda-feira, dia 25, o prazo de inscrição para a prova que deve contratar profissionais para atribuições de aulas – atividade dos mais conhecidos como professores eventuais – na rede pública estadual de ensino. De acordo com o diretor executivo do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Ezio Expedito, o número de inscritos em Guarulhos ultrapassaria os cinco mil.

Na Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, a reportagem constatou movimentação tranquila para efetuar inscrição na tarde de ontem.

O processo seletivo contratará profissionais para o ano letivo de 2011. A data da prova ainda não foi divulgada pela organização.

Reivindicações – Como no ano passado, candidatos à contratação devem fazer a prova para concorrer à atribuição de aula. Expedito critica a contratação para atribuição de aulas.

Ele aponta que, no último concurso público, realizado no início do ano, cerca de 50 mil professores foram aprovados. No entanto, "apenas uma pequena parcela de um pouco mais de dez mil profissionais foram convocados pelo Estado".

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo confirmou, por meio de material veiculado à imprensa, que a rede estadual contará com mais 10.083 professores efetivos para o Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio e Educação Especial.

Expedito ressalta que o Estado deve providenciar medidas que proporcionem melhor estabilidade aos professores mais antigos, convocar os demais aprovados no último concurso e contratar somente por meio de concursos.

A professora Maria das Neves de Oliveira, 44, concorda com Expedito. "Os docentes eventuais também deveriam ser concursados", disse.  Em contrapartida, para Elizabete Aparecida Castro, 34, que se forma este ano em Ciências Biológicas, a contratação para atribuição de aulas é uma porta para o mercado. "Considero uma oportunidade para quem está em início de carreira".

Posso ajudar?