Política

Candidatos guarulhenses começam briga por espaço no Legislativo Estadual e Federal

Começou no último dia 6 a corrida por uma das vagas no Legislativo Estadual e Federal para os candidatos de Guarulhos, porém, a divulgação das respectivas campanhas se deram após o encerramento da Copa do Mundo.
Doze vereadores concorrem aos cargos na Assembleia Legislativa ou Congresso Nacional. No entanto, apesar da mini-reforma eleitoral vigorar apenas em 2016, há algumas restrições para a divulgação das campanhas. Entre elas estão exploração indevida de jardins públicos, árvores, padrões elétricos, propagandas em postes e muros, veículos envelopados e a presença do candidato em inauguração de obras ou entrega de benefícios.
 
Já a divulgação em veículos automotores deve obedecer o limite de 4 m² do veículo para exploração da campanha eleitoral. Aquele que desrespeitar esta norma pode ser multado em até R$ 15 mil. 
 
"A propaganda realizada por meio dos cavaletes é permitida desde que não atrapalhe o fluxo dos pedestres em vias públicas. No entanto, a divulgação das campanhas em muros não é permitida", revelou o advogado especialista em direitos eleitorais, Álvaro Bernardino.
Em contrapartida, a utilização de carros de som que será permitido entre às 8h e 22h, comícios com anuência do Governo Municipal e autoridades policiais, distribuição de santinhos em via pública como parques, ruas e praças públicas e também a utilização de blog, site e redes sociais dos próprios candidatos são ferramentas permitidas.
 
A OAB (Organização dos Advogados do Brasil) – subseção de Guarulhos – realiza em parceria com o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) a fiscalização durante o período de campanha. "Temos uma central para acolher as respectivas denúncias realizadas pelo eleitor, mas ele também pode fazer diretamente no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) – SP", informou Bernardino.
Nesta intensa corrida pelo pleito do dia 5 de outubro, estão doze vereadores que disputam cadeiras na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Auriel Brito (PT), Geraldo Celestino (PSDB), Gileno (PSL), Lamé (PTdoB), Heleno (PDT) disputam a preferência do eleitor na condição de candidato à deputado estadual.
 
Já Eduardo Soltur (PSD), Elmer Japonês (PSC), Gilvan Passos (PSDB), Guti (PV) e Dona Maria (PT) são os representantes da Câmara na disputa eleitoral por um lugar no Legislativo nacional. Janete Pietá (PT), Eli Correia Filho e Jorge Tadeu (ambos do DEM), deputados federais, além de Alencar Santana (PT), deputado estadual, esperam permanecer com seus cargos por um mandato.
 
 
OBS – As fotos desta reportagem tiveram os números dos candidatos apagados propositalmente pela edição a fim de não promover desigualdade entre os postulantes aos cargos públicos. 
 

Posso ajudar?