Todos os dias a população de São Paulo e da região metropolitana enfrenta o caos no transporte público. São trens, ônibus e metrô superlotados, panes e quebradeiras. Após 17 anos de governo do PDSB
Mas na última segunda-feira,
Em mais uma prova de que o PT no poder não discrimina governos de oposição, a União destinou para o estado de São Paulo quase o mesmo valor que o do Rio de Janeiro para as obras de infraestrutura necessárias para a Copa do Mundo. São Paulo receberá R$ 1,882 bilhão para a construção do monotrilho que vai ligar o aeroporto de Guarulhos à estação da CPTM do Morumbi; o Rio receberá R$ 1,884 bilhão.
Dos R$ 50 bilhões que o governo federal está investindo para obras de mobilidade em estados e municípios brasileiros, São Paulo receberá R$ 21 bilhões. Somente a Linha 4-amarela do Metrô paulistano recebeu R$ 1,850 bilhão. Os investimentos do governo petista em obras de expansão do Metrô e da CPTM são 226% maiores do que os realizados por FHC. E a União ainda destinou R$ 1,7 bilhão para a construção do Rodoanel – trecho norte.
Diante desses números, não há justificativa para a falta de investimentos em obras e manutenção das linhas de trens e metrô e, da construção de novos corredores de ônibus. A bancada do PT na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Alencar Santana, tem respondido à altura à cortina de fumaça dos tucanos, que tenta esconder da população o fato de que o governo do PSDB é o único responsável pelo caos no transporte público. A declaração de José Serra, candidato do PSDB à prefeitura paulistana – “mais linhas de ônibus só iriam engarrafar a cidade” – é mais uma comprovação do descompromisso dos tucanos com a coisa pública.
José Luiz Guimarães
Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara Municipal
Escreve às quintas-feiras