Aumento de 66% no número de roubos faz com que guarulhense viva com medo
Pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Datafolha revelou que a maior insatisfação dos paulistanos era em relação a segurança pública. Números de levantamentos realizados na Grande São Paulo mostram que sete em cada 10 habitantes têm medo de ser assaltado. Esses dados aparecem nas estatísticas oficiais até mesmo da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que leva em consideração apenas os casos em que as vítimas procuram a ajuda da Polícia Civil ou Militar, registrando a ocorrência numa delegacia.
Em abril de 2014, a Polícia Civil registrou em Guarulhos 474 roubos diversos, sem considerar roubos a carros, que foram mais 327. Neste ano, no mesmo mês de abril, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a situação foi bem pior. Foram nada menos que 787 ocorrências do gênero na cidade, um aumento de 66% de um ano para o outro.
Esses números demonstram o grau de insegurança que vive a população, ainda mais quando se considera que o roubo implica numa ação em que há a presença da vítima, ou seja, é quando ocorre algum tipo de violência física ou moral. São mais de 26 roubos por dia, o que quer dizer: a cada hora, pelo menos um guarulhense está sendo assaltado.
Em março, foram mais
de 30 assaltos por dia
Em março deste ano a situação foi ainda pior em Guarulhos, quando 943 vítimas de roubos se dirigiram a algum Distrito Policial para registrar queixa. Foram mais de 30 casos por dia, o que excede um caso por hora. As estatísticas não incluem as pessoas que, por algum motivo, deixam de procurar a polícia. Ou seja, o número de vítimas pode ser ainda maior.
A cada três horas, um veículo
é levado pelos bandidos
Em compensação, o número de roubos de veículos em abril deste ano (255) foi 22% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado (327) e 12% a menos do que os registrados em março de 2015. Mas isso não é motivo para comemorar já que a quantidade de assaltos a veículos em Guarulhos equivale 8,5 casos por dia. Resumido: a cada três horas, um veículo é levado em roubos, quando há a presença da vítima, o que representa algum tipo de violência física ou moral.
Morador muda de bairro após ser assaltado duas vezes em dois dias
Em março, mês em que Guarulhos registrou 943 roubos, um morador do Jardim Vila Galvão relatou ao GuarulhosWeb que decidiu mudar do bairro depois de 30 anos após ser assaltado duas vezes em menos de 48 horas. Numa segunda-feira, no início daquele mês, o homem foi abordado por dois jovens quando chegava em sua casa. Eles se aproximaram portando armas e pediram para que ele entregasse todos os seu pertences. Naquela ocasião os criminosos saíram sem levar o carro.
Dois dias depois, na quarta-feira da mesma semana, quando ele estacionou o veículo na porta de sua residência, foi novamente abordado pelos mesmos criminosos, que desta vez levaram o veículo. O morador foi até o Posto Policial, localizado a cerca de 400 metros de sua casa, e foi informado que faltavam viaturas no bairro para que fossem feitas rondas.
Não aguentando mais tanta violência e para preservar sua família, o morador decidiu mudar para um local com mais segurança. “Não nos sentíamos mais seguros lá, parece que nós estamos presos e os criminosos soltos fazendo o que querem”, contou ao GuarulhosWeb.
(Com reportagem de Kátia Russões)