Em um levantamento sobre os desempenhos dos principais pré-candidatos a prefeito de Guarulhos em eleições anteriores para diferentes cargos, há alguns números bem interessantes. Quem mais obteve votos na história de Guarulhos, incluindo aqueles obtidos em outras cidades, foi Carlos Roberto (PSDB), com 970.539 em nove disputas. Só no município, foram 922.970 votos. Em 2º lugar aparece o ex-prefeito Jovino Cândido (PV) com 769.131 em oito eleições. Elói Pietá (PT), também ex-prefeito, conquistou 753.125 votos em oito pleitos, sendo 729.365 dados por eleitores guarulhenses.
Correndo atrás
Com 541.080 votos obtidos em cinco eleições, o deputado federal Eli Correa Filho (DEM) aparece em quarto lugar em total de votos. Porém, só 34.668 votos foram dados por guarulhenses. O estadual Jorge Wilson (PRB), com 223.898 votos, vem a seguir após ter disputado sete eleições, à frente de Fausto Miguel Martello (PSD), com 179.482 em cinco disputas. O vereador Guti (PSB), em três disputas, acumula 54.090 votos, sendo 46.831 obtidos em urnas deste município.
Recall
Todos esses números poderiam ser desprezados nas eleições de outubro próximo, não fosse por um detalhe: o recall, que nada mais é que o grau de lembrança que o eleitor guarda de candidatos que já participaram de disputas anteriores. Neste sentido, um nome que já ganhou a confiança do cidadão mais vezes naturalmente tem maiores chances de ser lembrado do que alguém que se inicia na política ou que não guarda vínculos verdadeiros com Guarulhos.
Passado recente
Partidos como PT e PSDB, presentes nas últimas disputas, inclusive chegando ao segundo turno, estão vivos nas cabeças dos eleitores, ainda mais que os nomes que os representarão nas urnas em 2 de outubro – Carlos Roberto e Elói Pietá – já são bem conhecidos dos guarulhenses e estão entre os mais votados na história de Guarulhos.
Sem histórico
Enquanto o PV teve Jovino em todas as últimas quatro eleições para prefeito, o DEM, por outro lado, não tem tradição alguma nas urnas de Guarulhos. O partido de Eli Correa Filho jamais foi para o segundo turno em Guarulhos e coleciona votações pífias com candidaturas inexpressivas. Se alguém não lembra, o DEM teve Alan Neto e Jorge Tadeu como candidatos a prefeito em 2012 e 2008, respectivamente. Naquelas eleições, o PSD de Martello não existia, enquanto o PSB de Guti e o PRB de Jorge Wilson eram aliados ao PT.


