Independentemente de ideologias, os EUA sabem como fazer propaganda de si mesmos. Isso permeia todas as formas de arte, e nos quadrinhos provavelmente ganhou seus dois maiores expoentes com o azul e vermelho de Superman e Capitão América. Este último, criação da Marvel Comics, chega aos cinemas nesta sexta-feira em "Capitão América – O Primeiro Vingador". Diferentemente do herói que vem de fora para trazer a liberdade e a justiça, caso da criação voadora de capa vermelha da DC Comics, o Capitão traz consigo uma analogia diferente: nos anos 40, o franzino Steve Rogers tenta entrar para o exército que combaterá a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Embora seja recusado na primeira vez, ele consegue ingressar da Operação Renascimento que tenta criar um "supersoldado".
Assim, após a experiência, Rogers ganha força física e reflexos ampliados, além de um escudo indestrutível para ajudá-lo nas batalhas. A princípio, suas habilidades são usadas como forma de propaganda e exibição para motivar os soldados em batalha, mas chega o momento em que ele é chamado a defender seu país. O icônico papel de Rogers coube a Chris Evans (o Tocha Humana dos dois filmes do "Quarteto Fantástico"), que aqui tem mais responsabilidades do que as tiradas de humor do filme dos quatro heróis. A rigor, o filme do "bandeiroso", como o próprio nome diz, tem por finalidade apresentar ao público o mais antigo integrante dos Vingadores, equipe que ganha um filme solo em 2012. Portanto, assim como aconteceu em "O Incrível Hulk", "Thor" e "Homem de Ferro" 1 e 2, as referências ao universo Marvel estão espalhadas pelas história. Desde o cientista Howard Stark, pai do Homem de Ferro, que ajuda na criação do herói até o Cubo Cósmico (que pôde ser visto por quem ficou até o final da sessão de "Thor"), que aqui tem lugar central na trama, tudo evoca a super equipe. Em entrevistas, o próprio diretor Joe Johnston ("O Lobisomem") afirmou que o começo e o final do filme têm relação direta com o tempo presente. Para os fãs, valem inclusive as referências à capa da primeira revista do herói, lançada em 1941, na qual ele aparece dando um soco em Adolph Hitler. Completa a trama o vilão nazista Caveira Vermelha, interpretado por Hugo Weaving ("O Senhor dos Anéis", "V de Vingança"), que personifica o mal enfrentado pelo herói na guerra no comando da organização Hydra.
Capitão América – O Primeiro Vingador (Captain America – The First Avenger) EUA, Inglaterra, 2011. Aventura. Direção de Joe Johnston. Com Chris Evans, Hugo Weaving, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Dominic Cooper, Neal McDonough, Stanley Tucci, Toby Jones, Derek Luke, Kenneth Choi, JJ Feild, Bruno Ricci. Distribuição Paramount.