Esportes

Capitão brasileiro na Davis aposta em duelo equilibrado com a Croácia

A paradisíaca Ilha de Santa Catarina será a casa do Brasil na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, de 18 a 20 de setembro, na disputa contra a Croácia. Thomaz Bellucci – número 1 do País e 30 no ranking mundial -, João “Feijão” Souza, Marcelo Melo e Bruno Soares já estão em Florianópolis, onde treinam sob o comando do capitão João Zwetsch em busca da permanência na primeira divisão do principal torneio masculino entre países do tênis.

Zwetsch afirmou nesta segunda que o desfalque de última hora anunciado na segunda pela equipe croata deixará “o confronto mais equilibrado”. Marin Cilic, número 15 do mundo, principal jogador da Croácia (campeão do US Open 2014 e semifinalista do Gram Slam na última semana nos Estados Unidos), lesionou o tornozelo e está fora da competição. Em seu lugar entra o 499º no ranking mundial, Mate Delic.

Em março deste ano, Cilic não jogou contra a Sérvia de Novak Djokovic (1º) no clássico dos Balcãs e a Croácia perdeu por 5 a 0. O Brasil perdeu por 3 a 2 para os argentinos, na casa dos vizinhos. Agora, para se manterem na elite do tênis mundial, as equipes buscam a última chance na repescagem. Zwetsch aposta na torcida na arena do Costão do Santinho, que receberá até 4 mil pessoas por confronto.

“É uma perda grande para o time deles no confronto. Nos coloca em uma situação com possibilidade maior. Até então, a Croácia era o time favorito, com dois jogadores top 50. Realmente, a perspectiva muda um pouco e iguala um pouco as forças”, afirmou Zwetsch.

Uma das apostas brasileira para sair na frente está na dupla Marcelo Melo e Bruno Soares. Os dois não perdem um jogo de duplas na Davis desde 2010. Essa será a primeira vez que Melo enfrenta Ivan Dodig, que fará dupla com Franko Skugor. Os dois foram campeões jogando juntos em Roland Garros.

Os croatas ainda terão em sua equipe um dos fenômenos do circuito profissional, Borna Coric. O tenista de apenas 18 anos tem despontado no circuito. No último ano, saltou de 122º para 33º no ranking, a apenas três posições de Bellucci.

Posso ajudar?