Variedades

Carnaval: fórum vai mostrar os conceitos da maior festa popular do País

A atividade será aberta nesta sexta-feira e prossegue até sábado, no Adamastor Centro

Na sexta e sábado, dias 3 e 4, acontece o 1º Fórum de Carnaval da cidade, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), promovido pela  Secretaria de Cultura, em conjunto com a Liga Independente de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) no Adamastor Centro. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição para participar.

Com a participação de profissionais renomados do Carnaval paulistano e carioca, o fórum tem como objetivo aprimorar ainda mais os conceitos sobre a maior festa popular do País. Segundo seus organizadores, durante o evento, os participantes vão conhecer um pouco sobre o Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, saber como é o trabalho da bateria, da harmonia, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, como funciona a comissão de frente e o que representam as fantasias e alegorias.  

A solenidade de abertura acontece nesta sexta-feira, às 19h, com show do sambista Tobias da Escola de Samba Vai-Vai. No sábado, a partir das 8h30, haverá a recepção dos participantes. Às 10h, terão início as palestras. A primeira será com o carnavalesco do GRES Inocentes de Belford Roxo (RJ), Cristiano Bara, que falará sobre o Carnaval do Rio de Janeiro e sobre o tema escolhido por sua escola em 2011: Mamonas Assassinas, grupo musical de Guarulhos, que teve uma trajetória meteórica, marcada pelo sucesso e pela tragédia de um acidente aéreo.

Bateria será o tema abordado por Reginaldo Tadeu Batista, o mestre Adamastor do Acadêmicos do Tucuruvi (SP). Em seguida, Raimundo Pereira da Silva, o Mercadoria da Escola Unidos de Vila Maria (SP) falará sobre a importância do Carnaval como evento popular.

Integrante também da Unidos de Vila Maria, o carnavalesco Fábio Borges, falará sobre fantasias e alegorias.  Já o casal Emerson Ramires e Adriana Gomes vai contar um pouco de suas experiências como mestre-sala e porta-bandeira da Mocidade Alegre (SP). Comissão de frente será o tema abordado por Pedro de Oliveira Cabral e Silvia Tadeu Queiroz Amorelli, da Instituição Allan Kardec Alice Pereira (Iakap). Regina Dercoli da Gaviões da Fiel Torcida (SP) encerra o fórum com o tema harmonia.

Posso ajudar?