"Guarulhos construindo o futuro: carnaval é curtição e prevenção. Saúde sim. Aids não!" Esta é a mensagem do Bloco da Prevenção para o Carnaval Popular 2011. Adaptando as letras de marchinhas conhecidas com mensagens de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), o bloco sairá da sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Gopoúva, e percorrerá as ruas da cidade distribuindo preservativos e ensinando, de forma bem-humorada, como utilizá-los corretamente.
O bloco é integrado por integrantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids, da Coordenadoria da Juventude, da Associação dos Servidores da rede pública de ensino, por profissionais de saúde e por simpatizantes do movimento de luta contra a Aids. Completam o bloco atores da Companhia Paulista de Artes.
A campanha também conta com a Tenda da Prevenção em todos os bairros contemplados pelo Carnaval Popular, bem como na avenida do samba. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é distribuir cerca de 500 mil preservativos.
O trio elétrico sairá do Gopoúva sempre às 19 h, a partir desta sexta-feira, 4, quando se deslocará até a praça Estrela, na Cidade Soberana. Os integrantes do trio farão apresentações de 10 minutos no palco de cada região da festa.
No sábado e no domingo, o trio estará no tradicional Baile da Terceira Idade no Adamastor (Centro), de onde sairá para a avenida Transcontinental. Na segunda, o bloco irá á Avenida Brejinho, em Cumbica. Por fim, na terça-feira, encerra sua participação na avenida Rangel Filho na Ponte Alta.