Cidades

Carreira de funcionários públicos é tema de plenária em Guarulhos

O encontro contou com a presença de servidores públicos com nível fundamental de formação escolar

Com a proposta de discutir um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os servidores públicos municipais, aconteceu nesta quinta-feira a primeira plenária com os trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap).

Na manhã desta sexta-feira ocorre reunião com servidores de nível fundamental, na próxima quinta-feira, há o encontro dos trabalhadores com nível médio de escolaridade e, no dia 14, aquele dos funcionários públicos com formação superior.

A plenária desta quinta contou com forte presença de servidores públicos com nível fundamental de formação escolar. "Este é um momento único que mobiliza a categoria para a conquista de benefícios", comentou o secretário geral do Stap, Denilson Bandeira.

Proposta – Com a realização das plenárias, será eleita uma comissão para cada nível de formação, com representantes de diferentes campos de atuação. Os trabalhadores eleitos atuarão junto ao sindicato na elaboração do PCCS de cada função. O Plano de Cargos, Carreiras e Salários prevê a metodologia que baseará as evoluções de cargos e o consequente aumento salarial para cada nível, além da estimativa para o fim da carreira pública.

Ao todo são previstas 22 reuniões – que ainda terão data agendada – nas quais serão debatidas propostas específicas para cada setor. Após uma minuta final, as propostas serão entregues à Comissão Permanente de Negociação (CPN), que funciona como um fórum de debates da classe junto à Prefeitura. As reuniões acontecem no Centro Educacional Adamastor Macedo, das 8h às 12h.

Entidade critica – "Normalmente os comissionados ocupam funções de alta hierarquia, o que faz com que os concursados, muitas vezes, deixem de atuar em tais posições". Essa é uma das declarações de Bandeira ao mencionar a atuação desses profissionais na Prefeitura e justificar a posição do Stap em relação a contratação de comissionários para trabalhos na Prefeitura.

"O sindicato é contra comissionados e a favor do concurso público", frisa o secretário geral do Stap.

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários, tema do debate que deve seguir até o fim do ano, apenas contemplará os servidores que ocupam seus cargos após terem sido aprovados em concurso público.

Posso ajudar?