A informação é da Boa Vista Serviços, empresa que administra o SCPC, que por meio de pesquisa realizada em setembro com 1.110 consumidores detectou que o dinheiro de plástico tem levado as pessoas à inadimplência.
A pesquisa traçou o perfil do inadimplente e apontou que 29% das pessoas declararam ter alguma restrição por conta de dívidas com cartão de crédito, seguido por carnê (24%), cheque (17%), empréstimo pessoal (13%), cheque especial (8%) e cartão de loja (8%).
O cartão de crédito é o causador da inadimplência de 30% das famílias com renda de até três salários mínimos e de 27% para as faixas acima de 10 salários mínimos. Para 21% dos entrevistados as dívidas originaram-se por conta da aquisição de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; 16% por conta da compra de produtos e serviços relacionados à alimentação; 16% citaram o não pagamento de compras de vestuários e calçados e 11% por não pagarem contas ligadas as concessionárias de serviços públicos.
"Dificilmente as pessoas andam com dinheiro no bolso. As diversas bandeiras de cartão de crédito recheiam as carteiras e bolsas dos consumidores que, sem nenhum planejamento, acabam comprometendo a renda do mês comprando mais do que recebem", disse Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.
De acordo com a BVS, o desemprego é a maior causa de inadimplência para 33% dos entrevistados e 23% citaram o descontrole financeiro como causa.