Economia

Cartão internacional Elo começa a ser emitido para transações no 1º tri de 2016

O presidente da bandeira de cartões Elo, Eduardo Chedid, disse que o cartão internacional, resultado da parceria com a norte-americana Discover, começa a ser emitido para transações efetivas no primeiro trimestre do ano que vem. No evento nesta quinta, 20, em São Paulo para firmar o acordo, Chedid não fez projeções sobre volume de cartões ou de transações esperadas a partir da parceria.

“Nossa primeira meta é concluir as etapas dessa parceria para que em 2016 começamos a emitir cartões”, afirmou Chedid. “Na verdade, não estabelecemos meta de volume de emissões de cartões, nem na Elo. O que importa para nós é o volume de transações, queremos ter um volume de emissões de qualidade, embora a emissão seja um dos pilares do jogo”, afirmou. De toda a forma, ele acrescentou que ter atingido 80 milhões de cartões emitidos este ano é relevante, dado que as emissões de novos cartões pela indústria têm sido de 2 milhões ao mês. No final de 2014, a Elo tinha 64 milhões cartões emitidos.

Chedid disse ainda que a escolha da Discover foi um processo de um ano com a avaliação de 10 possíveis parceiros. “Optamos pela Discover por sua ampla rede de aceitação global, em 185 países e pelo aspecto da tecnologia, permitindo acelerar a nossa aceitação internacional”, comentou. O executivo citou ainda que a Discover oferece flexibilidade à Elo para oferecer serviços que estejam alinhados com o público brasileiro.

Chedid não revelou o teor financeiro do acordo. Atualmente, a Elo tem uma participação de mercado em torno de 7% e pretende alcançar 15% em 2016. Ele lembrou que o Bradesco, Banco do Brasil e Caixa foram pioneiros no lançamento de um cartão 100% nacional, com tecnologia totalmente desenvolvida no País, e, neste ano, estão desenvolvendo tecnologia para oferecer serviços com o cartão sem contado, plataforma token.

A Elo possui cartões de débito, onde segundo Chedid, o alcance da bandeira já é relevante, embora não estejam no mesmo patamar de volume emitido e transações dos concorrentes, como Visa e Master.

No segmento de cartões especializados, como BNDES, Agrocard e Construcard, Chedid diz que a Elo já está no mesmo patamar de emissão e transações dos grandes concorrentes. A bandeira está com esforços para ampliar sua competitividade nos cartões de crédito e, de acordo com Chedid, incomodar seus concorrentes já no ano que vem.

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