Cidades

Cartilha ensina lojistas de Guarulhos a lucrar mais no Dia dos Namorados

Para auxiliar empresários a investirem em ações diferenciadas e aumentarem as vendas no Dia dos Namorados, data considerada como a terceira mais importantes para o comércio varejista, o Sebrae-SP em Guarulhos oferece Venda Melhor ­- Dia dos Namorados. “O comércio é muito beneficiado com o Dia dos Namorados, por isso, é importante que o empresário adote algumas medidas para atrair os clientes até o estabelecimento e também se organize para não haver falhas no processo de atendimento”, informa Marcelo Paranzini, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos.
 
O material pode ser baixado gratuitamente no link http://sebr.ae/sp/vmdnamorados2015 ou retirado pessoalmente no Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, na Avenida Salgado Filho, 1800 (tel.: 244-1009). “A cartilha traz informações detalhadas de como o empresário deve organizar e decorar uma vitrine, ambientar a loja, promover a loja virtual, alerta sobre o bom atendimento e os principais erros, além de trazer dicas rápidas e eficientes de propaganda e montagem de kits temáticos. No material o empreendedor também encontra orientações de como fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para o bom andamento do negócio”, destaca Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP.
 
 
 
A data costuma ser bastante concorrida e é importante que o empresário adote algumas medidas para atrair os clientes até a loja. De acordo com Caetano, o empreendedor não pode deixar de investir na vitrine. “Ela é o cartão de visita e deve despertar o olhar de quem passa para entrar na loja. Essa reação deve levar 30 segundos. Olhou, gostou e entrou. É imediata”, explica o superintendente. “Uma vitrine precisa ser bonita, ter cores harmônicas, espaço entre as peças expostas e iluminação adequada”, completa.
 
 
 
O lojista também tem que se preocupar com o interior do estabelecimento. “Distribua os focos de luz, mantendo os mais fortes nos produtos ou em mix de mercadorias que devem ter maior atenção. Exponha os itens no sentido anti-horário. É comprovado que grande parte das pessoas são destras e, na sua maioria, 90%, entram no estabelecimento pelo lado direito e saem pelo esquerdo”, revela Caetano. “Outra dica é dar ritmo. Coloque as mercadorias em alturas diferentes e mescle as cores. E, por fim, comunicação. Coloque preço, validade e as características de forma clara. Quando a comunicação é boa o produto vende, não encalha”, ensina. 
 
 
Coloque sua loja dentro das redes sociais. Elas são importantes e ajudam a alavancar as vendas por meio da divulgação de promoções e preços competitivos na internet, além de servir para conquistar novos clientes. Uma das maneiras mais simples de ampliar a divulgação da loja é fazer com que os clientes compartilhem as informações na rede. A dica, nesse caso, é ser criativo e pensar em posts que motivem esse compartilhamento.
 
 
 
Kits especiais e com preços atraentes causam um ótimo impacto e podem ser uma boa solução para quem busca um presente. A cartilha traz algumas sugestões: a caixa de bombons, por exemplo, é uma ideia bem antiga, mas sempre faz sucesso, um jantar romântico, uma cesta de café da manhã ou um kit massagem com óleos aromáticos são ótimas opções também. Os kits valem para diversos ramos e é a oportunidade de os empresários combinarem produtos que vendem mais com os que levam mais tempo para sair. Caprichar nas embalagens e usar embrulhos diferenciados valorizam ainda mais a mercadoria e faz com que elas fiquem mais atraentes, além de dar a impressão de exclusividade.
 
 
 
 Dicas para vender mais
 
1 – Planejamento e estrutura: estoques abastecidos, um ambiente atrativo e equipes bem preparadas são essenciais.
 
2 – Criatividade: tente sair dos moldes engessados de vendas. Aproxime-se do cliente faça perguntas para identificar necessidades e desejos, com bons argumentos, apresentando opções interessantes e personalizadas ao perfil de cada pessoa. Isso fará com que ele se sinta à vontade e tenha prazer em comprar.
 
3 – Aumente o tíquete médio: estimule a equipe de vendas, treinando e premiando os vendedores para levar o tíquete médio. Faça com que eles ofereçam mais produtos para compor o presente. Sugira opções com maior valor.
 
4 – Crie uma aproximação: fuja de uma venda fria, aquela em que o cliente entra e sai da loja em poucos minutos. Mais importante do que a quantidade de pessoas atendidas por dia é o valor de cada venda e a quantidade de oportunidades convertidas em negócios.
 
5 – Fidelize o cliente: quando o ele ficar satisfeito com o atendimento cria uma imagem positiva da empresa e do processo de compra, retornando à loja sempre que necessário. Cliente bem atendido faz boas recomendações, que por sua vez, resultam em novos consumidores.
 
 
 
 

Posso ajudar?