Cidades

Cartório eleitoral de Cumbica registra déficit de voluntários

Apenas 25% das vagas destinadas ao voluntariado foram preenchidas por enquanto, isso para a Zona Eleitoral de Cumbica que atende aproximadamente 140 mil eleitores

Há pouco menos de 60 dias das eleições, a 394ª Zona Eleitoral localizada no Jardim Cumbica, que atende aproximadamente 140 mil eleitores distribuídos em 20 bairros, apresenta déficit na procura de trabalho voluntário. Foram preenchidas apenas 25% das vagas destinadas ao voluntariado até o momento.

Dos 140 postos de trabalhos para voluntários no local, apenas 37 estão ocupados para os trabalhos nos dias 3 e 31 de outubro. Segundo o chefe da 394ª Zona Eleitoral, Edson Batista, mudanças precisam ser realizadas para aumentar o número de interessados em trabalhar nestas eleições na região. "Seria necessário uma ampla campanha de divulgação dos benefícios e novas formas de inscrição. Muitos eleitores desta região não possuem acesso à internet", explica Batista.

Benefícios – Há eleitores, no entanto, que não demonstram interesse em prestar este serviço – mesmo com os atrativos oferecidos. "Não trabalho nas eleições por opção e também pouco me interessa os benefícios", declara o motorista, Eder Bagnolli, 26 anos.

O eleitor que demonstrar interesse em trabalhar nas eleições terá como benefícios o auxílio-alimentação e dois dias de folga em seu trabalho para cada dia em que atuar como voluntário. Além disso, não pode haver desconto na remuneração do trabalho caso aquele que estiver passando pela primeira experiência na área eleitoral for convocado para treinamento prévio.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.tre-sp.jus.br, por telefone dos cartórios ou comparecer pessoalmente a qualquer cartório eleitoral.

Posso ajudar?