Cidades

Cartórios funcionarão em horário diferenciado para atender eleitores na próxima semana

O objetivo é diminuir o grande volume de eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral

Os cartórios eleitorais de Guarulhos começam, a partir de segunda-feira, a funcionar em horário diferenciado, das 9h às 17h. O objetivo é diminuir o grande volume de eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, emitirem títulos, entre outros, comum às vésperas das eleições. Segundo Cássia Souza de Andrade, chefe da 278º Zona Eleitoral do município, a medida visa estimular, principalmente os jovens com idade entre 18 e 20 anos a emitirem o título e participar da próxima eleição. "Queremos diminuir o fluxo de eleitores que sempre deixam para última hora a regularização junto a Justiça Eleitoral", afirmou.

Dentre os serviços oferecidos está a segunda via do título de eleitor; a transferência de zona eleitoral, para quem mudou de endereço; regularização no caso de pessoas que já estão há três eleições sem votar e para aquelas que ainda não justificaram o voto nas últimas eleições. Já a primeira emissão do título de eleitor, pode ser solicitada também pela internet (no site do Tribunal Superior Eleitoral). Basta preencher os dados, escolher um local de votação dentre os disponíveis e comparecer ao cartório eleitoral ao qual pertence a rua em que você reside em até cinco dias corridos, munido de RG original, comprovante de endereço e de quitação do serviço militar – para homens com idade entre 18 e 45 anos. O documento fica pronto na hora.

Atualmente Guarulhos possui 788.984 eleitores, distribuídos em sete cartórios eleitorais. Dentre eles, a 394ª zona eleitoral, que possui o maior número de eleitores, com 146.668, abrangendo principalmente as regiões de Jardim Presidente Dutra, Jardim São João e Bonsucesso. Em seguida vem a 176ª zona, que tem 145.186 aptos a ir às urnas. A última zona eleitoral criada na cidade, a 185ª, é responsável por atender toda a região do bairro dos Pimentas e tem 101.993 eleitores, tendo sido desmembrada da 395ª, que atualmente abrange Cumbica e adjacentes, com 79.405, e é a menor em número de eleitores.

Em Gopoúva, Ponte Grande, Itapegica, a 278ª zona atende 84.642, enquanto no Taboão, Jardim Paraíso, Jardim Mikail, Praça VIII e região, são 116.863 eleitores compreendidos pela 279ª zona, e na Vila Galvão, Vila Rosália, Recreio São Jorge e proximidades, são 114.227 atendidos pela 393ª zona eleitoral.

Posso ajudar?