A Albânia anunciou, nesta sexta-feira, ter vencido a apelação que fez à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), na Suíça, para ficar com a vitória na partida diante da Sérvia, em outubro do ano passado, pelas Eliminatórias da Eurocopa. O tribunal, depois, confirmou a decisão.
A partida em Belgrado foi interrompida antes do intervalo, sendo posteriormente cancelada após um drone que levava uma bandeira nacionalista albanesa sobrevoar o estádio. Os jogadores entraram em confronto em campo e a seleção da Albânia se recusou a jogar depois de ter sido atacada por torcedores sérvios.
No entender da CAS, foi a Sérvia que não ofereceu condições de segurança para que o jogo de outubro pudesse ser realizado. É uma avaliação diferente da Uefa, que havia julgado a Albânia responsável por abandonar o gramado e iniciar a confusão com a entrada do drone.
Por isso, a Uefa havia definido a Sérvia como vencedora da partida por 3 a 0. No entanto, a Sérvia teve retirados os três pontos relativos ao triunfo, além de ser obrigada a disputar dois jogos como mandantes pelo torneio classificatório com os portões fechados. A Uefa também multou as duas federações em 100 mil euros (aproximadamente R$ 330 mil). Ambas recorreram à CAS.
“Essa é a justiça da Europa. Três pontos para a seleção alvinegra (a Albânia) em Belgrado!”, comemorou, no Facebook, o primeiro-ministro do país, Edi Rama. Já o seu equivalente da Sérvia, Aleksandar Vucic, classificou a decisão da corte suíça como uma “injustiça global”. “A decisão da corte de Lausanne é uma vergonha para a lei e para a justiça e um insulto para todas as pessoas normais”, afirmou ele.
O incidente de Belgrado, entretanto, aproximou os governos dos dois países, que são inimigos históricos. A Guerra de Kosovo, na década de 1990, expulsou milhões de kosovares da região e eles foram acolhidos pela Albânia, acusada pelos sérvios de incentivar o confronto. Formalmente, Kosovo ainda é território sérvio e não tem reconhecimento, por exemplo, para ter uma seleção nas Eliminatórias da Eurocopa. Além disso, há um confronto religioso entre os muçulmanos albaneses e os cristãos ortodoxos sérvios.
Após o drone, temendo o agravamento das rivalidades entre seus cidadãos, os primeiros-ministros de Albânia e Sérvia trocaram visitas oficiais e passaram a trabalhar juntos pela inclusão dos dois países dos Bálcãs na zona do euro.
O jogo de volta entre os rivais dos Bálcãs está marcado para 8 de outubro na Albânia. A Sérvia já cumpriu um jogo da sua punição de jogar com os portões fechados, na derrota por 3 a 1 para a Dinamarca em novembro. O seu próximo compromisso em casa será diante da Armênia em 4 de setembro.
Com a mudança no placar do jogo, a Albânia passou à vice-liderança do Grupo I, com 10 pontos, empatada com a Dinamarca, mas com um jogo a menos (quatro, contra cinco de todos os rivais). Portugal lidera, com 12, enquanto a Sérvia tem apenas dois pontos, em penúltimo. Os dois primeiros vão à Eurocopa. O terceiro, joga uma repescagem.