Cidades

Casa de David promove aulas de informática para pessoas com deficiência

Um projeto de ensino de informática a pessoas com deficiência, realizado pela Casa de David e destinado à inclusão digital, promove descobertas em um meio pouco explorado. A entidade divide as turmas conforme a capacidade de cada um, auxiliando no desenvolvimento de suas coordenações motoras, raciocínio e criatividade.
 
A Instituição conta com o voluntário Cassiano Carvalho, 36 anos, que dedica uma vez por semana do seu tempo para dar aulas de informática para os assistidos, com o objetivo de alfabetizar e introduzir técnicas para alcançar resultados principalmente para aqueles com limitações.
 
As maiores dificuldades iniciais são a coordenação motora com o uso do mouse, mas para facilitar o desenvolvimento dos alunos, o professor usa métodos, utilizando o programa Paint, desenhando vários círculos e quadrados de tamanhos diferentes para que sejam preenchidos com cor pelos alunos, fazendo com que treinem as mãos e tenham mobilidade. 
 
 “Percebo que a informática para eles é algo natural, e este projeto de inclusão é gratificante, pois a informática chama atenção deles assim como para nós, algo que vem natural, é necessidade na vida deles, e de extrema importância, dando oportunidade de algo que o mundo não tem como fugir. Inserir estas pessoas na virtualização é necessário. Diante disso o avanço é notado, além de digitação de textos com aqueles que são alfabetizados, percebo que a alegria deles é imensa diante desta tarefa”, diz
 
Segundo o professor, os não alfabetizados têm a oportunidade de aprender as letras fazendo com que eles as identifiquem no teclado. “A descoberta e evolução estão  no semblante de cada um, é um trabalho que mexe muito comigo. É um aprendizado pra mim, pois eles também me ensinam”, relata Cassiano.
 
Para os interessados em apoiar o projeto entre em contato no tel (11) 2453-6600 ramal 207.
 

Posso ajudar?