O Instituto Cultural Casa dos Cordéis, um dos polos principais de cultura popular guarulhense, abre inscrições para quatro oficinas gratuitas que celebram a riqueza das tradições nordestinas e o talento de artistas da região de Guarulhos. As atividades, que ocorreram na nova sede da entidade na Rua Antônio Vita, 642, no Jardim Maia, são voltadas para um fortalecimento sobre a identidade cultural da cidade e oferecer formação artística acessível à comunidade.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário, e contam com atividades semanais, sempre às 15h, ministradas por renomados artistas e mestres da cultura popular. Para mais informações você pode entrar em contato pelo (11) 99780-0958 e falar com Bosco Maciel ou pelo perfil oficial no Instagram. (As vagas são limitadas!)
Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil! https://www.whatsapp.com/channel/0029VaBRRnoFMqrbOMjeMX1Q
Programação das Oficinas
- Cordel – Segundas feiras às 15h com Professor Bosco Maciel
- Teatro de Mamulengos – Terças-feiras às 15h com Professor Bosco Maciel
- Xilogravura – Quartas-feiras às 15h com Professor Adriano Gambim
- Armorial – Quintas-feiras às 15h com Professor Bosco Maciel
Quem ministrará as oficinas?
Bosco Maciel, fundador da Casa dos Cordéis, poeta, escritor, folclorista e pesquisador da cultura popular. Natural de Cajazeiras (PB), Bosco Maciel é uma figura central na preservação da identidade nordestina em Guarulhos, sendo membro da Academia Guarulhense de Letras e um incansável agente cultural. Sua trajetória é marcada pela criação de eventos como a Romaria em honra a Nossa Senhora do Bonsucesso e pela introdução da Procissão do Fogaréu na cidade.
Já Adriano Gambim, é responsável pela oficina de xilogravura, é um premiado artista plástico guarulhense, com graduação e pós-graduação em artes. Seus trabalhos, que retratam o cotidiano urbano e a identidade local, já foram expostos em mais de doze países. Gambim é um dos fundadores do Atelier Conexões e um pesquisador dedicado, tendo desenvolvido uma paleta de 13 cores a partir de pigmentos naturais de Guarulhos.
A Casa dos Cordéis, fundada em 2005, renasce como um Ponto de Cultura consolidando seu papel como um espaço de resistência e preservação da identidade nordestina em solo paulista. Guarulhos, considerada a segunda maior cidade em número de migrantes nordestinos no país, encontra um local para abordar suas raízes culturais.


