Cidades

Casal de colaboradores da CPTM divide o amor à ferrovia com o Carnaval

A família de Fábio Moya, 40 anos, e Verônica Silva dos Santos, 44, é apaixonada...

A família de Fábio Moya, 40 anos, e Verônica Silva dos Santos, 44, é apaixonada pelo Carnaval. Essa é a melhor maneira de definir o casal. Ele é encarregado da Estação USP Leste, na Linha 12 Safira, e ela, encarregada em Guarulhos-Cecap, na Linha 13-Jade, a cerca de 10 quilômetros de distância. Os três filhos do casal, que se conheceu há 20 anos quando ambos entraram na CPTM, têm tudo para seguir pelo mesmo caminho.

 

Durante 15 anos, Fábio foi diretor de Harmonia da escola de samba Gaviões da Fiel, após ingressar como apoio de harmonia. “No ano passado deixei o cargo e, pelo segundo ano consecutivo, vou desfilar na ala dos convidados do presidente”, conta Fábio, que gosta de destacar que nasceu em uma segunda-feira de carnaval. A mãe e o padrasto também atuaram neste segmento

 

Além do amor pela ferrovia, Fábio é apaixonado pela “folia de momo”. A esposa Verônica desfila há dez anos na Gaviões da Fiel, sempre em alas, e espera repetir o feito em 2020. “Conheci a escola acompanhando o meu marido. Antes eu nem gostava de carnaval, mas quando comecei a frequentar a quadra e vi o comprometimento e o trabalho apaixonado das pessoas no barracão, minha opinião e minha vida mudaram”.

 

Os três filhos do casal têm 16, 8 e 4 anos de idade. A mais velha desfilará em uma ala da escola, enquanto o de oito sairá na ala infantil. “O caçula ainda não desfila. Ainda”, brinca a mãe.

 

Mesmo que não sejam foliões nas horas vagas, os funcionários da CPTM trabalharão para garantir que os apaixonados pelo carnaval celebrem a data da melhor maneira possível. Confira a programação do transporte público para os dias de folia.

 

Vá de transporte público para o Carnaval

 

Para atender a demanda dos foliões, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão esquema especial de operação no período do carnaval e também no fim de semana logo após o feriado. Seguem as principais medidas adotadas para o transporte durante a folia.

 

·                    Haverá reforço de funcionários nas estações de metrô e da CPTM onde está previsto maior fluxo de passageiros.

 

·                    As empresas também vão aumentar o número de trens disponíveis para colocar em circulação de acordo com a demanda.

 

●                   Entrada e saída por acessos diferentes nas estações onde houver possibilidade e necessidade por conta do fluxo maior de passageiros.

 

●                   Implantação de áreas delimitadas por grades (bolsões), para controlar o acesso de passageiros nas estações mais movimentadas, garantindo que a entrada seja feita de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelas catracas.

 

●                    O intervalo dos trens na CPTM será de até 8 minutos em todas as linhas, das 9h às 23h, exceto na Linha 13-Jade e nas extensões das linhas 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí, e da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.

 

●                    Durante os dias de carnaval e no fim de semana pós-evento o acesso à Estação da Luz da CPTM será somente pela Rua Mauá.

 

●                   Nos dias 24, 25 e 29 de fevereiro a Estação Tiradentes na Linha 1-Azul do Metrô ficará fechada das 12h às 19h por conta de megablocos na região.

 

●                   A comunicação com os passageiros também será reforçada durante todo o período, por meio de cartazes, vídeos e mensagens sonoras educativas e de orientação, visando à conscientização sobre vários assuntos, incluindo regras de segurança. Também haverá campanhas contra o assédio.

 

É Importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas nas estações e trens é proibido conforme lei Estadual 10.951/01. Outra recomendação para os passageiros é a compra antecipada dos bilhetes para evitar filas.

 

Na EMTU/SP, haverá desvio programado em 110 linhas que passam pelo trajeto onde haverá blocos. O sistema intermunicipal terá a tabela de horários modificada durante o Carnaval. Na segunda-feira (24), as linhas vão circular com intervalos iguais aos da operação de sábado. Na terça-feira (25), os horários serão os de domingo e na quarta-feira de Cinzas (26), a operação repete a tabela horária dos sábados.

 

Mais informações sobre a operação de Carnaval podem ser encontrados nos sites das empresas.

 

www.cptm.sp.gov.br

www.emtu.sp.gov.br

www.metro.sp.gov.br

www.viamobilidade.com.br

www.viaquatro.com.br

 

Posso ajudar?