Economia

Casino na América Latina vende 11,6% mais no 1º semestre

As unidades de negócio do grupo Casino que incluem o Brasil registraram melhora nas vendas na primeira metade do ano. Balanço divulgado na manhã desta terça-feira, 29, mostra que o faturamento da unidade “Latam Varejo” – que inclui o Grupo Pão de Açúcar, o colombiano Éxito e o argentino Libertad – cresceu 11,6% na comparação com igual período do ano passado. Já a unidade “Latam Eletrônicos” – que agrega as Casas Bahia e o Ponto Frio – elevou as vendas em 6,8%. O desempenho das duas unidades de negócios superou o registrado pelas filiais da França e Ásia.

De acordo com o balanço da controladora francesa, o avanço das vendas da unidade Latam Varejo superou com folga a vista em outras regiões com subsidiárias do Casino. Na sede francesa, por exemplo, onde estão as bandeiras Casino, Monoprix e Leader Price, as vendas caíram 2,3%. Na Ásia – onde a marca Big C opera na Tailândia e no Vietnã – o faturamento aumentou 4,2%. Em nota ao mercado, o presidente da varejista, Jean-Charles Naouri, classificou o resultado dos negócios internacionais como “excelente”. “Particularmente no Brasil”, destacou.

Apesar de a América Latina registrar o maior crescimento das vendas, o faturamento da região ainda é menor do que o registrado na sede: enquanto Brasil, Colômbia e Argentina geraram 7,30 bilhões de euros em vendas no semestre, a França respondeu por 9,25 bilhões de euros. Na Ásia, as vendas alcançaram 1,69 bilhão de euros.

Fora dos supermercados, a unidade Latam Eletrônicos – que opera com as bandeiras brasileiras Casas Bahia e Ponto Frio – terminou o semestre com vendas de 3,48 bilhões de euros. Já a unidade de comércio eletrônico – que agrega as atividades da francesa Cdiscount e da brasileira Nova Pontocom – acumulou vendas de 1,53 bilhão de euros, valor 29,4% maior que o registrado em igual período do ano passado.

Posso ajudar?