Cidades

Casos de dengue caem 96,5% em Guarulhos no 1º trimestre

Guarulhos registrou 369 casos de pessoas que contraíram dengue nos primeiros três meses deste ano, segundo relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nenhum óbito foi registrado. O número é 96,5% menos que os registros no mesmo período de 2015, quando a cidade contabilizou 10.662 casos nos primeiros três meses do ano. 
 
Apesar da queda bastante acentuada, a preocupação com outras doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika Vírus permanece. O momento ainda é de prevenção e fiscalização. 
 
Diferente da dengue, a Chikungunya sofreu um aumento significativo, apresentando 43 casos, entre eles 41 importados – pacientes que viajaram, para outros estados – e dois ainda sob investigação. Durante todo o ano de 2015 a cidade registrou 13 casos importados.
O Zika vírus não foi confirmado na cidade até o momento. Enquanto isso, alguns casos se mantém sob investigação, com o acompanhamento de recém-nascidos com microcefalia que possam ter relação com a doença.
 
Neste ano, 24 casos de microcefalia foram registrados com base em novas definições do Ministério da Saúde – perímetro cefálico igual a 31,9 cm, no caso de meninos, e 31,5 cm, no caso de meninas. Porém desde novembro de 2015 a pasta investiga o total de 39 casos que passam por avaliação de acordo com os padrões descritos pelo Ministério no período e que sofreu mudanças conforme novas avaliações realizadas pelos especialistas.  
 
Em 2015 nenhum caso de Zika vírus foi registrado na cidade. Ao longo do ano passado 10 óbitos foram registrados por doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
 

Posso ajudar?